A comunidade brasileira no Sul da Flórida ainda não sabe explicar ou entender a tragédia que se abateu sobre a família da brasileira Yolanda Folk, de 70 anos. Muito conhecida e querida pelos brasileiros residentes em Miami e Broward, Dona Yolanda trabalhava na loja Via Brasil, há 16 anos, e morreu, no último dia 19 de novembro, em consequência de uma queda do nono andar do prédio onde morava.
O dono da loja Via Brasil, empresário Joe Menezes, que acompanhou todo o drama da família, nos relatou o que aconteceu e tenta junto com a família, entender os motivos dessa tragédia, que tem fortes indícios de se tratar de um caso de suicídio.
O dia da tragédia
Segundo depoimento de amigos e do empresário Joe Menezes, na manhã da quinta-feira, 19, Dona Yolanda saiu para trabalhar, deixou a filha no apartamento, e não demonstrou que algo estivesse errado com ela naquele dia. Chegou à loja Via Brasil por volta das 8 da manhã, como de costume, e encontrou o proprietário, Joe Menezes. De acordo com ele, estava tudo bem.
Eles conversaram, brincaram e, em seguida, ela disse que “teria que sair um pouquinho”. Dona Yolanda, então, foi em direção à sua casa e, de acordo com algumas testemunhas, tomou o elevador sozinha e foi até o nono andar.
Momentos depois, testemunhas viram o corpo da brasileira, ao lado da piscina do prédio. A filha estava no apartamento, quando foi informada da tragédia. Joe Menezes aguardava o retorno da funcionária, quando ligaram avisando o que tinha acontecido com Dona Yolanda.
Amiga dos brasileiros
A gaúcha Yolanda Folk nasceu em 1 de outubro de 1938 e vivia nos Estados
Unidos há pelo menos 20 anos. Ela morava em Miami Beach, ao lado da loja Via Brasil, onde trabalhava. Muito conhecida pela comunidade brasileira da região, estava sempre disposta a ajudar os clientes e todos que passavam pela loja em busca de informações. Tinha dois filhos, Cleber e Sônia Gomes.
O filho mora em Miami e a filha que mora no Brasil, estava visitando a mãe.
Para os familiares e amigos, o motivo que levaria Dona Yolanda a cometer esse ato é desconhecido. Para eles, ela estava num momento feliz, comemorara o aniversário da filha, na noite anterior, na sua residência,
junto com o outro filho, netos e amigos mais chegados. “Ela estava do mesmo
jeito. Brincamos muito, falamos besteiras, curtimos a festinha e era só alegria” disse o amigo Joe Menezes.
O velório de Dona Yolanda Folk, acontece nesta terça-feira, 24 de novembro,
das 6 pm às 9 pm, na Sant Joseph Church que fica na 8625 Byron Av, Miami
Beach–FL – 33141. Durante o velório, será celebrada uma missa, às 7 da noite.