AT&T confirma ataque de hackers a 109 milhões de contas de clientes

Por Arlaine Castro

O ataque teria acontecido por meio da invasão da plataforma de nuvem Snowflake e foram comprometidos dados de quase todos os seus clientes sem fio e de MNVOs que usam sua rede.

A AT&T assumiu nesta sexta-feira, 12, que sofreu uma das maiores violações de dados do setor de telecomunicações durante um período de seis meses em 2022, que atingiu todos os seus assinantes da telefonia móvel. O ataque teria acontecido por meio da invasão da plataforma de nuvem Snowflake e foram comprometidos dados de quase todos os seus clientes sem fio e de MNVOs que usam sua rede. A violação incluiu clientes de telefonia fixa da AT&T que interagiram com os números de celular afetados.

Os hackers roubaram os registros de chamadas de clientes e interações de texto cobrindo o período entre 1º de maio e 31 de outubro de 2022. A violação não continha o conteúdo de chamadas ou mensagens de texto, ou informações pessoais, incluindo números de segurança social e datas de nascimento. outro ataque teria acontecido a partir de 2 de janeiro de 2023.

Ao final de 2022, a AT&T contabilizava cerca de 110 milhões de assinantes sem fio e, agora, vai informar os clientes afetados. A divulgação demorou a ser feita por determinação do próprio Departamento de Justiça dos EUA, que justificou ser necessário retardar essa divulgação.

Mesmo com a certeza dos vazamentos dos dados de clientes, a AT&T diz que o incidente não teve um impacto material nas operações e descarta consequências na receita. Em abril deste ano, a operadora revelou um hack separado que impactou 7,6 milhões de clientes e 65,4 milhões de ex-titulares de contas.

Fonte: CNN.