DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Mais de 80 brasileiros esperam no México por audiências de imigração

Casa que acolhe imigrantes que aguardam asilo no México. Imagem: Border Report.

A U.S. Border Patrol (Patrulha da Fronteira dos EUA) começou a enviar migrantes do Brasil e de outros países de língua não espanhola para o México para aguardar as audiências dos tribunais de asilo na semana passada.

O Department of Homeland Security (Departamento de Segurança Interna) disse que, em meio a uma onda de pessoas do país sul-americano que buscam refúgio nos Estados Unidos, os brasileiros terão que esperar seu processo de asilo sob o programa Protocolos de Proteção aos Migrantes (MPP).

Em Juarez, cidade próxima à fronteira, 81 migrantes brasileiros estão aguardando suas audiências de asilo. A maioria dos brasileiros está hospedada em um abrigo administrado por católicos, a Casa del Migrante.

Esta é uma das várias medidas da administração do presidente Donald Trump com o objetivo de reduzir o número de pessoas que procuram asilo na fronteira EUA-México. Desde que o programa começou, há um ano, mais de 57.000 migrantes não mexicanos foram devolvidos ao México.

EUA cogitam enviar brasileiros ao México para aguardar asilo

“Não entendo por que fui mandada para cá”, disse a imigrante brasileira Tania Costa, acrescentando que não entende espanhol e não conseguiu se comunicar com autoridades mexicanas. “Por que eles me devolveram ao México e não ao Brasil?”, acrescentando ainda que as autoridades americanas não explicaram a ela que ela seria enviada ao México.

“Eu tinha ouvido falar de pessoas que conseguiram, então tentei também ”, disse Costa. “Eu tinha uma data de corte, tudo estava marcado, mas eles não me deixaram ficar lá.”

Segundo Costa, ela resolveu tentar o pedido de asilo nos EUA porque estava recebendo ameaças de morte em Minas Gerais, onde morava, devido a uma dívida que não consegue pagar e por não ter emprego. “Eles disseram que, como não queremos voltar ao Brasil, porque estamos sendo ameaçados, temos que voltar ao México”, disse.

Solicitantes esperando por asilo no México estão perdendo audiências nos tribunais

A Patrulha de Fronteira dos EUA capturou cerca de 17.900 brasileiros na fronteira sudoeste do México no último ano fiscal, que começou em 1º de outubro de 2018. O número foi um aumento acentuado em relação às 1.500 prisões do ano anterior.

“Gostaria de voltar para os Estados Unidos”, disse Costa. “Eles nos deram uma data de corte, mas em abril. E não temos como voltar ao Brasil. ”

Por um ano, os EUA retornavam migrantes principalmente da Guatemala, Honduras e El Salvador, que compõem o Triângulo Norte. Com informações da Reuters e Border Report.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Tags: ,,

Gazeta News
Gazeta News



272