DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Solicitantes esperando por asilo no México estão perdendo audiências nos tribunais

O governo Trump lançou o programa de “Permanecer no México” em janeiro passado, em um esforço para reduzir o que chamava de políticas de “captura e liberação” que incentivavam os imigrantes a não comparecer nos tribunais de imigração.

Mas um novo relatório mostra que o programa Permanecer no México está diminuindo o número de requerentes de asilo que comparecem às audiências de imigração.

O TRAC (Transactional Records Access Clearinghouse) da Universidade de Syracuse compila dados sobre casos de imigração e processos federais. Ele constatou que o programa aumentou o número de migrantes que perdem as datas dos tribunais.

Apenas 50% dos requerentes de asilo enviados de volta para o México sob o regime “Permanecer no México” compareceram para as audiências nos tribunais. Muitos deles tiveram seus casos de asilo encerrados à revelia.

Por outro lado, 89% dos imigrantes autorizados a pedir asilo de dentro dos Estados Unidos participaram de suas audiências.

Ao longo da fronteira com a Califórnia, o número de requerentes de asilo enviados de volta ao México sob a política de “Permanecer no México” diminuiu. Isso corresponde a uma queda nas apreensões de migrantes ao longo da fronteira.

Em novembro, 194 solicitantes de asilo foram enviados de volta ao México. No auge de julho, mais de 1.500 pessoas foram enviadas de volta.

No total, 4% dos imigrantes enviados de volta ao México conseguiram encontrar representação. Por outro lado, 32% dos que tiveram permissão para permanecer nos EUA obtiveram aconselhamento no mesmo período.

No tribunal, os juízes costumam dar às pessoas que esperam do México mais tempo para encontrar um advogado antes de começar a avaliar sua reivindicação de asilo. O relatório do TRAC constatou que a taxa de representação nas audiências não aumenta quando um requerente de asilo recebe mais tempo.

Apenas 0,1% de todas as pessoas que permanecem no México ao longo da fronteira conseguiram asilo com sucesso.

Relacionada:

Governo deve dificultar ainda mais o pedido de asilo nos EUA

Baixe nosso app:

Comments

comments

Tags: ,,,,,,

Gazeta News
Gazeta News



252