Há mais de 70 anos, o Sesc e o Senac, integrantes do Sistema Fecomércio, atuam na promoção da qualidade de vida e da educação para trabalhadores e empresários. De acordo com Luiz Gastão Bittencourt, sempre com foco no comércio de bens, serviços e turismo, assegurando relevantes conquistas para esse público.
As instituições foram criadas no pós-guerra e são mantidas até hoje pelos empresários do setor. O segmento, inclusive, é o que mais gera impostos e empregos em todo o Brasil.
Liderando essas instituições no Ceará, Luiz Gastão Bittencourt, presidente licenciado do Sistema Fecomércio CE e vice-presidente da CNC, destaca que elas atendem desde a criança, que busca uma educação inclusiva e de qualidade, ao adulto que necessita ou quer retomar os estudos e qualificar-se para o mercado de trabalho, passando primordialmente pelo trabalhador do comércio, que busca benefícios para ele e sua família.
Com ações promovidas em educação formal, esporte, saúde, promoção social, cultura e educação profissional proporcionam experiências diferenciadas, com atividades que primam por uma construção conjunta e se estendem para resultados definitivos na vida de todos.
“A elevação quantitativa e da qualidade dos serviços oferecidos pelo Sistema Fecomércio está entre os nossos desafios fundamentais. Mais importante ainda é constatar que as transformações repercutem para toda a sociedade e também permitem ao mercado de trabalho poder contar com profissionais mais preparados, mais saudáveis e felizes”, destaca Luiz Gastão Bittencourt.
Atuação do Sesc Ceará
No Sesc, braço social do Sistema Fecomércio, cerca de 60 milhões de atendimentos são feitos. E, em média, 253 mil matrículas por ano, com taxa de renovação de 98%.
Nos últimos 20 anos, no Sesc foram realizadas mais de 30 mil apresentações artísticas, 1300 exposições de arte e centenas de cursos de desenvolvimento artístico e cultural. O Sesc administra os palcos mais democráticos do Ceará, como o Teatro Sesc Emiliano Queiroz, em Fortaleza e o Teatro Sesc Patativa do Assaré, em Juazeiro do Norte e Teatro Sesc Adalberto Vamozi, no Crato.
O foco de atuação do Sesc é chegar às cidades do estado, escolas, ONGs e praças. Esse desafio foi lançado, inclusive, por Luiz Gastão Bittencourt, durante a primeira edição da Mostra Sesc Cariri. Em 2019, a Mostra chega à 21ª edição e já está consolidada como um dos maiores programas educativos culturais do país.
O Estado do Ceará foi criador do programa Amigos do Prato, nascedouro do Mesa Brasil Sesc, maior banco de alimentos do Ceará, responsável por milhões de quilos de alimentos em todo ano ano, beneficiando cerca de 300 mil necessitados, por meio de inúmeras organizações cadastradas, chegando à dezenas de milhares de refeições.
Na educação, a evolução também é bastante positiva. Em 2018, o Sesc atendeu mais de 15 mil alunos em diferentes níveis de ensino, tais como Educação Infantil, Ensino Fundamental, Pré-vestibular, Educação de Jovens e Adultos, Idiomas, Formação Contínua de Educadores e Educação Ambiental. O número significa um crescimento de mais de 1058% a partir do ano 2000.
Mais de um milhão e meio de pessoas assistiram apresentações culturais, palestras, exibições, exposições e performances, nas atividades de artes cênicas, música, audiovisual, artes visuais e literatura em 2018 conta Luiz Gastão Bittencourt. Quanto ao número de apresentações artísticas foram 4.425, um crescimento de 143%, comparado ao ano 2000.
Dentre a programação cultural idealizada pelo Sesc se destacam iniciativas como Herança Nativa, Povos do Mar, Conversas Flutuantes e a Mostra Sesc Cariri de Culturas. Essa última, é palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. Realizada no Cariri, a Mostra se transforma em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, circo, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo. Iniciou em 1999, no Crato, como Mostra Sesc Cariri de Teatro, hoje já está presente em 26 municípios e conta com um público de mais 300 mil pessoas.
O Sesc também alcançou números expressivos na promoção de atividades esportivas, com mais de 68 mil clientes participando de aulas nas academias do Sesc, de eventos como corridas e caminhadas, e de atividades físicas nas comunidades com os Núcleos Sesc Ativo. Luiz Gastão Bittencourt conta que, além disso, o Dia do Desafio o teve 4.379.247 participações em todo o Ceará. O Hotel Ecológico de Iparana, atendeu 19.372 no ano passado.
Já os restaurantes Sesc, em Fortaleza e no Interior, serviram 3.841.195 refeições ao longo de 2018. De 2000 até o ano passado, foram 407% de aumento na quantidade de refeições servidas. Nos atendimentos de saúde, o Sesc alcançou um público de 687.338 pessoas nas unidades fixas, móveis e em atividades externas com consultas, palestras, campanhas e exposições em 2018. Com destaque para as ações de saúde da mulher, que atenderam a 8.820 pessoas.
Atuação do Senac Ceará
O Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, referência em educação profissional, mais de 300 mil profissionais foram qualificados no Ceará, desde 2010. A instituição tem mais de 800 opções de cursos de aperfeiçoamento e capacitação.
No início da sua atuação, em 1948, eram somente 3 escolas do Senac, localizadas em Fortaleza, e 700 alunos matriculados
Em 2018, o Senac no Ceará contabiliza 12 unidades no estado sendo: Fortaleza (Centro e Aldeota), Crato, Juazeiro (São Miguel e Franciscano), Iguatu, Maranguape, Sobral, Cedro, Aquiraz, Itapipoca e Quixadá. Há ainda cinco polos de Ensino a Distância (EAD): Fortaleza, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte e Sobral; E mais 4 unidades móveis nas áreas de Turismo, Lazer e Hospitalidade; Informática; Beleza; e Saúde enfatiza Luiz Gastão Bittencourt.
Cursos
A instituição também tem evoluído na oferta de cursos, sempre atuando em sintonia com o mercado de trabalho e com as demandas e desafios que uma economia, em movimento constante, traz para trabalhadores e empresários.
Alguns cursos ofertados nas décadas de 40/50, atendiam às exigências do seu tempo: Curso comercial; Correspondente; Datilógrafo; Taquígrafo; Preparação funcional; Administração; Técnico de Vitrinas; Línguas estrangeiras.
Atualmente, a programação do Senac Ceará atende segmentos como: Saúde; Beleza; Idiomas; Turismo, Hospitalidade e Lazer (Gastronomia e Segurança Alimentar), Informática; Comunicação; Artes; Design; Moda, dentre outros conta Luiz Gastão Bittencourt.
Alguns dos cursos ofertados em 2018, trazem inovação e protagonismo para o mercado: Beer Sommelier; Barbeiro; Tecnologias e Inovações Web; Cloud Computing; Inovação e Empreendedorismo em Negócios de Turismo Sustentáveis; Nutrição Clínica: do Home Care ao Hospital.
Preparação para o mercado
Além de preparar para o mercado, a instituição também se foca na colocação e recolocação desses profissionais. Já em 1976, o setor de Pesquisa e Colocação foi transformado em Agência de Colocação, iniciativa inovadora no Ceará. De lá para cá, esse serviço passou por várias adequações, visando ganhar cada vez mais capilaridade em todo o estado.
“Em 2008, a Implantação do Banco de Oportunidades do Senac Ceará nos permitiu orientar e encaminhar os alunos, formados pela instituição, para vagas de trabalho, atendendo às demandas das empresas do setor do comércio de bens, serviço e turismo, ” destaca Luiz Gastão Bittencourt.
Em 2019 o Banco de Oportunidades atende as unidades de Fortaleza, Maranguape, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte. De 2008 a 2018 já foram encaminhados mais de 52 mil alunos para o mercado de trabalho.
Empregabilidade
Importante ressaltar que na contramão da crise, o índice de empregabilidade dos cursos do Senac Ceará chegou a 38%, em 2017. Ano em que a taxa de desemprego média* no país ficou em 12,7%. Esse foi o maior índice desde 2012. O total de desocupados chegou a 13,2 milhões na média do ano, um aumento de 12,5% na comparação com a média do ano anterior.
Dados sobre a atuação do Senac no país comprovam que 80% dos alunos dos cursos técnicos saem da instituição já empregados. Para quem busca vaga no mercado de trabalho, o Senac oferta cursos de qualificação em setores com altos índices de empregabilidade como Gastronomia, Turismo, Beleza e Moda.
Em pesquisa realizada junto aos empresários que atuam no comércio de bens, serviços e turismo do estado, a instituição alcançou 100% de aprovação, no último ano, segundo dados da Pesquisa de Satisfação, realizada pelo IPDC mostra Luiz Gastão Bittencourt. A atuação da instituição foi satisfatória para 50,1%, sendo que superou a expectativa para 40,9% dos entrevistados.
De acordo com Luiz Gastão Bittencourt, mais de 94% pensam no Senac Ceará, em primeiro lugar, quando planejam contratar cursos de formação e qualificação profissional, enquanto 100% contratariam outra ação ou curso da instituição.
Noutro grande esforço para atuar em sintonia com o mercado, desde a primeira participação da instituição nas Olimpíadas do Conhecimento, em 2008, o Senac Ceará vem conquistando medalhas. A primeira delas foi a medalha de ouro, em etapa nacional, na categoria Cabeleireiro explica Luiz Gastão Bittencourt. A estudante Lia Rebeca Mendonça, do Senac Ceará, representou o Brasil na WorldSkills, realizada no Canadá, em 2009.
Em 2010, os destaques foram Karoliny Alves que ganhou medalha de ouro em Maquiagem, e Raysson Dias, aluno do Programa Senac de Gratuidade do Crato, que ganhou medalha de prata em Cabeleireiro.
Em 2012, Patrícia de Sousa trouxe a medalha de prata para o Estado, na categoria Cabeleireiro, na Etapa Nacional da Olimpíada e, representou o Brasil na categoria para o mundial, participando da WorldSkills na Alemanha, em 2013.
Segundo Luiz Gastão Bittencourt, o Senac do Estado do Ceará conquistou em 2014 a medalha de excelência por Isa Mayara Félix de Sales, no quesito de Técnico de Enfermagem, e Sara Ariane Aguiar Lima foi medalha de ouro na Olimpíada do Conhecimento, na categoria Estética e Bem-Estar, representando assim o Estado na 43ª edição da WorldSkills, ano passado.
Em 2018, o Senac Ceará sediou as provas da ocupação Cabeleireiro, na primeira edição da Competições Senac de Educação Profissional. A cearense Bruna Santos de Sousa foi medalha de prata na etapa nacional.
As ações educacionais do Senac Ceará disseminam o conhecimento para além das salas de aula, levando conhecimento para o público em geral.
São palestras, workshops e oficinas em eventos como:
Mostra Senac de Educação Profissional - O objetivo é compartilhar conhecimentos, práticas inovadoras, tecnologias aplicadas na formação profissional, oferecendo espaços diversificados de aprendizagens e orientações sobre empregabilidade, nos vários setores de comércio, de bens e serviços e turismo diz Luiz Gastão Bittencourt. Durante a mostra são realizados comitês consultivos, fórum técnico setorial e soluções corporativas em vários segmentos para identificar, junto aos representantes de cada setor produtivo, o perfil atual do profissional demandado pelos segmentos e analisar as competências necessárias para se adequar ao mercado de trabalho.
Dragão Pensando Moda
Palestras, oficinas e cursos realizados há mais de 10 anos dentro do DFB Festival, maior evento de moda autoral da América Latina, realizado na capital cearense.
Pitadas, Saberes e Sabores
Edição Cariri, em Juazeiro do Norte. Na programação, oficinas de gastronomia com chefs oriundos do Senac de Ceará e mais chefs convidados de fama nacional, além de um parque de alimentação com a presença de restaurantes da região. Este evento reuniu cerca de 20 mil pessoas comemora Luiz Gastão Bittencourt.
Participa ainda de grandes eventos, como:
- Festival Fartura
- Maxi Moda
- Costume Saudável
- Empreender
NOVAS UNIDADES
Senac Aldeota
- Estrutura: Mais de 4 mil m² em 5 pavimentos
- Expansão para a Aldeota
- Área pedagógica mais moderna e inovadora - Laboratórios de educação profissional equipados e com tecnologia de ponta (pesquisa no Brasil e no mundo)
- Vai contemplar segmentos, como: Moda, Beleza, Gastronomia, Turismo, Hospitalidade e Gestão
- Vai duplicar a capacidade de atendimento da instituição na capital cearense, considerando a concentração demográfica e concentração de comércio e serviços;
- Vai consolidar a presença da educação profissional mais acessível;
- Essa obra, pela dimensão e localização, será um marco da atuação do Senac no Ceará.
GRANDES PROGRAMAS COM O GOVERNO
PRONATEC
Na execução do Pronatec, maior programa de educação profissional do Governo Federal, o Senac Ceará se destacou, conquistando o 2º lugar no país. Entre 2011 e 2016, foram qualificadas mais de 86 mil pessoas em todo o Estado.
PRODETUR
A Setur (Secretaria do Turismo do Ceará), por meio do Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo), começou no ano de 2017 com cursos para profissionais. No total, são 120 turmas, com investimento de R$ 2 milhões, que beneficiarão 3 mil pessoas. Luiz Gastão Bittencourt conta que o ensino profissional é feita pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Estado do Ceará (Senac/CE) nos polos turísticos Litoral Leste, Ibiapaba eMaciço de Baturité, de acordo com os assistência do Prodetur, que tem como objetivo o aumento da Política Nacional de Turismo e a fixação da gestão de turismo de maneira democrática e sustentável, alinhando os investimentos com o projeto de desenvolvimento de turismo projetado pelo Ministério do Turismo para o país. Dessa forma, o programa visa a criação de empregos e aumento de renda.
“Para nossa alegria o estado do Ceará tornou-se destaque na implantação do Modelo Pedagógico do Departamento Nacional do Senac, em 2016. O Senac Ceará esteve na coordenação do Núcleo NE e entre os principais estados na coordenação e elaboração de Planos de Cursos Nacionais. Desde 2008, o Senac Ceará também destaca-se em Olimpíadas Nacionais e Internacionais do Conhecimento. Seis alunos do estado já foram primeiro e segundo lugar nas etapas nacionais e conquistaram posição de destaque nas Olimpíadas Internacionais”, comemora Luiz Gastão Bittencourt.
Apenas para o Programa Senac de Gratuidade, considerada uma das maiores ações do Senac na educação para a inclusão cidadã, foram realizadas quase seis mil novas alunos matriculas em cursos de Formação Inicial e Continuada (Aprendizagem, Capacitação e Aperfeiçoamento), e de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Qualificação e Habilitação Técnicas), com custo zero à população brasileira de baixa renda.
Por meio do Programa Jovem Aprendiz, que tem como objetivo a inclusão social e profissional através da formação técnico-profissional, o Senac Ceará teve, em 2018, 856 matrículas de jovens entre 14 e 24 anos em busca de qualificação e da oportunidade do primeiro emprego avisa Luiz Gastão Bittencourt. Para atender esses jovens em formação, 210 empresas foram atendidas pela instituição.
A instituição recebeu excelente aprovação em pesquisa junto aos empresários que atuam no turismo, serviços e comércio. A nota dos serviços realizados pelo Senac chegou a um grau de satisfação de 92% segundo de acordo com dados da Pesquisa de Satisfação do IPDC.
Mais de 78% pensam no Senac Ceará, em primeiro lugar, quando planejam contratar cursos de formação e qualificação profissional, enquanto 100% contratariam outra ação ou curso da instituição e indicariam o Senac Ceará para outras empresas.
Foco na Empregabilidade
Dados sobre a atuação do Senac comprovam que 80% dos alunos dos cursos técnicos saem da instituição já empregados. Para quem busca vaga no mercado de trabalho, o Senac oferta cursos de qualificação em setores com altos índices de empregabilidade como Gastronomia, Turismo, Beleza e Moda.
Cerca de 6 mil alunos foram encaminhados para vagas no mercado de trabalho por meio do Banco de Oportunidades, que presta o serviço gratuitamente.
Luiz Gastão Bittencourt mostra que o Banco de Oportunidades já realizou mais de 10 mil atendimentos em todo Ceará, atendendo às demandas das empresas, o encaminhamento de alunos para vagas de emprego, incluindo os beneficiados nas palestras e pelo serviço de elaboração de currículo, além do atendimento em eventos.
Veja mais de Luiz Gastão Bittencourt:
-
- Luiz Gastão Bittencourt apresenta balanço de sua gestão no Sesc e Senac do RJ
- Prêmio Nacional do Turismo com Luiz Gastão Bittencourt
- O que é Ser ecológico? Luiz Gastão Bittencourt explica a importância da Ecologia na Economia
- Luiz Gastão Bittencourt mostra tecnologia incrível para limpar oceanos
- Luiz Gastão Bittencourt fala sobre como criar atletas campeões
- Luiz Gastão Bittencourt fala sobre o caminho do sucesso
- Luiz Gastão Bittencourt da Silva explora o tema da Amizade
- Luiz Gastão Bittencourt da Silva fala sobre Espiritualidade
- Luiz Gastão Bittencourt: a trajetória de um visionário
- Linkedin Luiz Gastão Bittencourt da Silva
- Conheça a trajetória de Luiz Gastão Bittencourt
- Luiz Gastão Bittencourt mostra as inovações que irão mudar nossa vida nos próximos 10 anos