Centenas de milhares de visitantes indesejados estão invadindo as casas e áreas públicas da Flórida. Enquanto essas iguanas verdes parecem estar aproveitando o sol, os moradores estão comparando sua presença ao filme "Jurassic Park".
Dawn Braeseke, gerente geral da Cooper Colony Golf and Country Club, disse que gasta centenas de dólares a cada ano tentando controlar a população de iguanas invasoras que estão espalhadas por sua propriedade.
"Aqui em minha propriedade, estamos tendo um problema com a deterioração do asfalto porque as iguanas tentam cavar por debaixo das pontes",disse Braeseke.
As iguanas não são nativas da Flórida, mas estão presentes no estado há pelo menos seis décadas. Os cientistas acreditam que elas chegaram como animais de estimação de seus habitats nativos no Caribe, bem como na América Central e do Sul. De acordo com o Florida Fish and Wildlife Conservation Commission (FWC), as iguanas podem pesar até 17 libras e crescer até mais de um metro e meio de comprimento. Elas também têm uma expectativa de vida relativamente longa, sobrevivendo até 10 anos em estado selvagem e 19 anos em cativeiro.
Vídeos virais mostram o problema ganhando vida própria, pois as iguanas são vistas lutando entre si à vista das ruas e aparecendo sem aviso prévio nos banheiros das pessoas. O problema ficou tão grave que a FWC incentiva os moradores a matar as iguanas verdes em suas propriedades sempre que possível, ou melhor ainda, pedir aos profissionais para fazê-lo.
"Recebemos ligações frequentemente de pessoas relatando que as iguanas caíram do sótão no banheiro, cavando sob a fundação da casa, defecando na piscina... eu vivi na Flórida, toda a minha vida e nunca vi isso tão ruim", disse Perry Colato, co-proprietário da Redline Iguana Removal.
Colato disse que especialistas em remoção de iguana usam equipamentos especiais para capturar até 100 iguanas por dia.
"Temos várias maneiras diferentes de capturá-las e também usamos rifles e outros métodos aprovados", disse Colato.
Os biólogos dizem que o calor da Flórida fornece as condições perfeitas para as iguanas prosperarem.
"As iguanas verdes apareceram no sul da Flórida, no condado de Miami-Dade, por volta de 1960", disse Matthew Metcalf, biólogo da Universidade da Costa do Golfo da Flórida.
"Desde então, sua população cresceu lentamente", acrescentou. "Em 2010, tivemos um longo período de congelamento [que] durou quase uma semana. Isso matou muitas iguanas, muitos animais exóticos ... porque não tivemos eventos tão frios quanto em 2010, estamos começando a ver mais e mais iguanas surgindo", explicou Metcalf.
"Com nada realmente para limitar sua população, elas estão explodindo exponencialmente", acrescentou Colato.
Braeseke disse que, embora alguns possam considerá-lo um ato sem coração, existem tantas iguanas verdes ao redor que estão afetando sua vida pessoal e seus negócios.
"Elas não pertencem ao sul da Flórida, não são nativas dessa área", disse Braeseke. Com informações da Fox News.