DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

DHS quer revisar leis estaduais que concedem carteiras de motorista a indocumentados

O secretário interino do DHS – Homeland Security Department (Departamento de Segurança Interna), Chad Wolf, solicitou um estudo interno sobre como as recentes leis estaduais que permitem a emissão de carteira de motorista a indocumentados podem interferir no trabalho de fiscalização da agência. É o caso do estado de New York, que afirmou que não deve compartilhar dados dos imigrantes com o ICE ou o CBP.

Leis semelhantes existem em uma dúzia de outros estados, incluindo Nova Jersey, que aprovou a lei em dezembro.

O memorando de Wolf foi enviado às agências U.S. Customs and Border Protection (Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA) e TSA – Transportation Security Administration (Administração de Segurança em Transporte), segundo relato da Associated Press.

O memorando destaca que as agências precisam estar “preparadas para lidar e combater os impactos (na fiscalização)” à medida que protegem as fronteiras.

O diretor interino também pediu a cada agência que levasse em conta as informações do DMV (Departamento de Veículos Motorizados) já disponíveis, e quaisquer consequências causadas na segurança interna.

“O governo Trump leva a missão de proteger a Pátria muito a sério”, disse a porta-voz do DHS, Heather Swift, à AP, acrescentando que esses tipos de leis “facilitam a obtenção de documentos fraudulentos por terroristas e criminosos”.

Aproximadamente 265.000 imigrantes, a maioria na cidade de Nova York, devem obter driver’s license (carteira de motorista) sob a nova lei nos próximos três anos, de acordo com a AP. Os números são baseados em pesquisas do Instituto de Política Fiscal.

A lei aprovada no estado de New York exige que os candidatos obtenham passem em testes práticos e por escrito, antes de obter a carteira. As autoridades argumentam que a emissão do documento contribuei para melhorar a segurança nas estradas, reduzindo o número de pessoas sem seguro nas ruas.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Tags: ,,,,,

Vanuza Ramos
Vanuza Ramos
Vanuza Ramos formou-se em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Há 10 anos vive nos Estados Unidos, onde também desenvolve atividades culturais voltadas para a comunidade brasileira. Como escritora, participou das duas edições da coletânea “Brava Gente Brasileira em Terras Estrangeiras”. Seu portfolio inclui também trabalhos na área de Produção de Eventos e Shows, Public Relations e Marketing.



266