DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Vírus Marburg chega à capital de Angola

O vírus Marburg, que já matou 98 pessoas numa província no norte de Angola, chegou à capital nacional, Luanda, causando a morte de mais duas pessoas, informaram as autoridades de saúde do país.
As duas vítimas na capital foram um menino de 15 anos e um pediatra italiano.

Outros três moradores de Luanda estariam infectados com o Marburg, um misterioso “parente” do Ebola cuja taxa de mortalidade supera os 90%.

O vírus provoca febre e hemorragias e pode matar uma pessoa em uma semana.

Ajuda

O governo angolano vinha tentando conter o surto que nos últimos cinco meses vinha se alastrando pela província de Uige.

Nesta quinta-feira, a União Européia (UE) anunciou que vai enviar US$ 650 mil (R$ 1,7 milhão) para ajudar no combate ao surto.

O bloco ofereceu o dinheiro para o Exército espanhol e a organização Médicos Sem Fronteiras para a aquisição de trajes protetores, purificadores de água e remédios.

Os primeiros casos do vírus Marburg foram registrados em outubro. Ele recebe esse nome por causa da localidade alemã onde foi identificado inicialmente, em 1967.

Na época, o vírus fez sete vítimas fatais. Desde então, ele tem reaparecido de tempos em tempos em algumas regiões da África Subsaariana.

O maior surto ocorreu no ano 2000, no Congo, com 149 pessoas afetadas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse que o vetor transmissor do vírus ainda não foi identificado e que não existe vacina ou tratamento efetivo para a doença.

O vírus se propaga apenas através do contato com os fluidos da pessoa enferma. Ele tem um período de incubação de três a nove dias e os pacientes costumam falecer em uma semana após os primeiros sintomas.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
291