DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Turistas terão que deixar 10 impressões digitais nos EUA

As autoridades de imigração dos Estados Unidos deverão tomar as dez impressões digitais de todos que entrarem no país para incluí-las em um banco de dados partilhado com o FBI, o que motivou duras críticas de grupos de defesa dos direitos civis.

A informação foi publicada neste domingo pelo jornal britânico The Observer, segundo o qual, em meio à luta contra o terrorismo, os dados obtidos através deste procedimento serão compartilhados com outras agências de segurança. Não haverá qualquer restrição ao uso das digitais em escala internacional.

Até o momento, nos aeroportos americanos são tomadas apenas duas impressões digitais. A ampliação do procedimento aos outros dedos servirá para tornar os dados de cada visitante compatíveis com o banco de informações do FBI.

“Vamos começar os testes em vários aeroportos neste verão”, confirmou um porta-voz do Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos. O plano americano foi duramente criticado pelo grupo britânico de direitos civis Liberty.

“Armazenar as impressões digitais de milhões de passageiros inocentes não servirá para dissuadir potenciais terroristas”, afirmou a diretora da ONG, Shami Chakrabarti.

“Essa proposta realmente maníaca transforma milhares de viajantes que respeitam a lei em suspeitos de terrorismo”, denunciou Simon Davies, diretor do Privacy International. Ele advertiu ainda para o risco de visitantes terem problemas, caso seus dados sejam confundidos com os de outra pessoa, “já que tecnologia deixa muito a desejar”.

Relatório do grupo de direitos civis Statewatch cita um estudo japonês de 15 sistemas biométricos, em que 11 deles não conseguiram detectar falsas impressões digitais quando a parte interna dos dedos era coberta com fita adesiva. Nos EUA, o plano de tomar as dez impressões digitais também causou preocupação entre grupos de defesa das liberdades, que acusam o governo de usar o pretexto da luta antiterrorista para reforçar o controle sobre os cidadãos.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
153