DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Trump pode rescindir o programa DACA na próxima semana

Share

Instaurado pelo governo Obama, o DACA pode ser rescindido. Foto: Jonathan Alcorn, Reuters.

O presidente Donald Trump pode rescindir na próxima semana a política de imigração instaurada pelo governo Obama que protege quase 600 mil imigrantes que entraram ilegalmente no país quando crianças, conhecidos como “Dreamers”.

A informação foi divulgada pela mídia americana e ressalta que a decisão da Trump sobre o final da ordem executiva Deferred Action for Childhood Arrivals, conhecida como DACA, deverá ser anunciada na próxima semana, segundo informou a ABC News.

O procurador-geral Jeff Sessions discutiu o programa com altos funcionários da Casa Branca na quinta-feira, 24, de acordo com um oficial da administração.

O porta-voz do Departamento de Segurança Interna, David Lapan, negou os relatórios de que o departamento havia feito recomendações sobre a DACA na Casa Branca. “Houve discussões contínuas sobre DACA, mas nada foi determinado”, disse à Reuters.

Segundo a assessoria da Casa Branca, o programa continua a ser revisado e que apenas o Congresso pode legislar uma solução permanente para a atual questão das crianças atualmente protegidas contra a deportação pela DACA.

Durante a campanha eleitoral, Trump prometeu eliminar as ordens executivas do ex-presidente Barack Obama sobre imigração, incluindo o DACA.

Os defensores dos imigrantes reagiram às notícias com uma enxurrada de declarações, prometendo defender o programa com protestos e ações legais. “Jovens imigrantes lutaram para criar o programa DACA e vamos lutar até o inferno para defendê-lo”, relatou em comunicado Greisa Martinez Rosas, Diretora de Advocacia e DACA, beneficiária do United We Dream.

Para os grupos de direitos civis, o fim do programa poderia aumentar as divisões raciais no país na sequência da recente violência em Charlottesville.

Dez procuradores-gerais republicanos que representam o Alabama, Arkansas, Idaho, Kansas, Louisiana, Nebraska, Carolina do Sul, Tennessee, Texas e West Virginia, pressionam desde junho a administração Trump a rescindir o programa DACA, enquanto o governo mantém as licenças já emitidas.

Caso o governo federal não revogue o DACA até o dia 5 de setembro, os procuradores gerais pretendem apresentar um pedido legal ao programa em um tribunal federal do Texas.

A política que abrange os pais de imigrantes indocumentados, Defense Acquisition Program Administration, conhecida como DAPA, que havia sido bloqueada pelos tribunais antes de entrar em vigor, foi rescindida pelo Departamento de Segurança Interna no início deste ano.

Com informações da Agência Reuters.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Share

Tags: ,,

Gazeta News
Gazeta News
489