DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Tipos de farinhas mais saudáveis – Parte II

farinhaEm meu último artigo, descrevi cinco tipos diferentes de farinhas e suas utilidades. Agora, seguem mais algumas farinhas que você pode incluir nas suas receitas do dia a dia.

1 – Farinha de banana-verde
A banana verde ficou muito famosa, consumida como biomassa e na sua versão de farinha. Desde a antiguidade, ela é usada no tratamento intestinal, pois estimula a flora intestinal. Ela pode ser utilizada em vitaminas, iogurtes e bolos, basta acrescentá-la ao preparo.

2 – Farinha de amêndoa
Contém 35% da recomendação diária de vitamina E, um agente importante que combate radicais livres. Pode ser usada como substituta para empanar frango, peixe, fazer almôndegas, bolos e até pode substituir a farinha branca em panquecas e biscoitos, em 1/4 da quantidade. Importante: após aberta, deve ser refrigerada ou congelada, se não ela oxida.

3 – Farinha de coco
Não contém glúten e apresenta muito mais fibras do que a versão em óleo, sendo uma ótima escolha para deixar sua granola caseira ainda mais saudável. É acompanhada, normalmente, de farinha de arroz, que dá a consistência da massa.

4 – Farinha de centeio
A farinha de centeio traz vantagens para a digestão e também para a conversão do açúcar em gordura, que pode ser retardada pelo grão por possuir fibras em sua composição. Bem famosa em receitas integrais, o centeio deve ser usado com parcimônia pelos celíacos, já que pode apresentar traços de glúten.

5 – Farinha de linhaça
Rica em fibras e HDL, pode ser usada no preparo de massas de bolos, tortas e empanados. Pode ser incrementada com a farinha, além de ficar ótima com frutas e saladas. Apenas cuidado, pois possui bastante gordura, em média 3,5g por colher de sopa.

6 – Farinha de quinoa
A farinha de quinoa, além de carboidrato complexo, é rica em proteína. Os grãos da quinoa são os mais poderosos na hora de turbinar a alimentação, porém, a farinha chega como uma nova opção para suas receitas. A tritura da quinoa elimina o sabor amargo característico do grão andino, o que pode facilitar seu uso. Você pode usá-la em biscoitos, bolos e até mesmo no iogurte.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Tags: ,

Poliane Novaes
Poliane Novaes
Poliane Novaes é nutricionista, formada pela Universidade São Judas Tadeu (SP), fitness nutrition coach pela NESTA - Accredited by NCCA/USA e educadora física (bacharel e licenciatura) pela Universidade Nove de Julho (SP). Paulista, atualmente vive em Hallandale Beach, na Flórida.
238