DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Será mesmo que engordamos no Natal e Ano Novo?

Além dos presentes do Papai Noel, outro assunto que se fala muito nesta época de fim de ano é sobre o medo de engordar. Esse papo já não é mais exclusividade das mulheres, muitos homens hoje em dia se preocupam muito com a estética. Uma boa notícia é que não se engorda por comer mais do que o costume em um dia, mas a má notícia é que uma sequência de dias comendo a mais do que o costume pode, sim, significar alguns quilinhos a mais. Mas também não costuma ser muito, há um certo exagero naquilo que se atribui ao Natal e Ano Novo.

A verdade é que algumas pessoas que tentam se segurar com relação aos alimentos, nestes dias deixam de lado a “força de vontade” e realmente comem muito. O que pode piorar ainda mais são as bebidas alcoólicas, que são muito calóricas e nada nutritivas.

Sem dúvida, ninguém se torna obeso porque comeu a mais no Natal e Ano Novo e isso é o que importa em termos de saúde. Se houve um aumento nas medidas, isso pode ser retomado. A comemoração das festas com a família e a esperança renovada para o ano que se inicia têm um efeito muito positivo e vale qualquer gordurinha a mais que se tenha conquistado. Voltar à boa forma não é tão difícil, principalmente para as pessoas que já praticam exercícios físicos regularmente.

Para aqueles que desejam recuperar a forma e eliminar as calorias ingeridas a mais, seguem alguns exemplos de gasto de energia de atividades físicas, comparadas com alguns alimentos típicos de Natal e Ano Novo. Busque fazer exercícios nesta semana que antecede o Ano Novo e, se possível, continue em 2017 – você vai ganhar mais saúde. Por exemplo, 100g de peru assado tem mais ou menos 170 calorias, se você andar de bicicleta por uma hora de forma recreativa, gastará em média 190 calorias. Claro que você vai comer mais do que apenas 100g de peru, mas veja, você irá compensar o que comer a mais e não tudo o que comeu. Além disso, os exercícios podem ser feitos em mais dias. Outro exemplo é que 100g de tender tem em média 130 calorias e você pode compensar com uma hora de exercícios com pesos livre, que gasta em média 250 calorias. A rabanada é outro prato típico do Natal, ela tem em média 160 calorias e um pedaço de bolo de nozes 440 calorias. Uma hora de natação pode gastar em média 360 calorias, e uma hora de caminhada, 150 calorias.

O importante é escolher uma atividade que você possa fazer, sem riscos e com prazer. Esta é uma ótima forma de iniciar a prática de exercícios físicos que, independentemente de estarem sendo feitos para compensar as calorias a mais nas festas de fim e ano, sempre trazem benefícios para a saúde.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,,

Ivani Manzo
Ivani Manzo
Dra. Ivani Manzo é doutora em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP – EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Em 2010 iniciou seus estudos em Life Coach e desde então trabalha ajudando as pessoas a alcançarem seus objetivos.
275