DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Saiba como identificar notícias falsas publicadas na internet

Share

Muitas pessoas têm dificuldade em reconhecer se uma notícia veiculada na internet é realmente verdadeira. Pensando nos leitores que precisam de uma mãozinha, a equipe do On the Media, programa apresentado por Bob Garfield há 15 anos na WNYC (filial da NPR, rádio pública dos Estados Unidos, em Nova York) montou um pequeno manual, com 11 dicas simples que ajudam a separar o joio do trigo.

O material é o primeiro de uma série de “guias para consumidores de notícias” a ser traduzido para o português.

1.Sinais de que uma notícia pode ser falsa: manchetes inteiras em LETRA MAIÚSCULA ou fotos obviamente manipuladas.

2.O site tem muita publicidade, banners ou pop-ups? É um bom sinal de que a notícia pode ser falsa e que foi criada só para atrair internautas para o site.

3.Verifique o endereço do site. Sites falsos frequentemente adotam nomes parecidos com os de veículos de comunicação reconhecidos.

4.Se o site for desconhecido, procure informações no link “sobre este site”. Ou faça uma pesquisa no Google, colocando o nome do site e a palavra “falso”.

5.Clique nos links da matéria. (Notícias falsas ou de baixa qualidade jornalística tendem a remeter para sites similares). E se a matéria não trouxer links, citações ou referências, esse é outro motivo para desconfiar.

6.Confirme uma notícia improvável procurando por um veículo reconhecido que tenha publicado a mesma informação.

7.Confira a data original da notícia. Mídias sociais com frequência “ressuscitam” notícias antigas.

8.Leia além das manchetes. Elas frequentemente têm pouca relação com a matéria.

9.Fotos podem tanto estar identificadas incorretamente como podem ser antigas. Use um site de busca reversa de imagens, como o Google Imagens, para identificar a publicação original.

10.Use o seu instinto. Se uma notícia fizer você ficar com muita raiva, ela provavelmente foi construída para gerar essa reação.

11.Finalmente, se você não tem certeza de que a notícia é verdadeira, não reproduza. Na dúvida, não compartilhe!

Sites para pesquisas escolares
Alunos também têm dificuldade em reconhecer sites confiáveis na hora de realizar pesquisas da escola. A atenção principal é quanto à procedência das páginas. Links relacionados a centro tecnológicos e universidades e sites com terminação .org, .edu são geralmente referências confiáveis para pesquisas.
Fonte: Comunique-se.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Share
Gazeta News
Gazeta News
210