DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Rose Max celebra as “Divas”da MPB

O Brasil é, reconhecidamente, um dos maiores “país de grandes cantoras”. Talentosas, versáteis, de grande personalidade artística e muitas delas de sucesso internacional.

E são justamente as “Divas” da Música Popular Brasileira dos últimos 75 anos, que serão celebradas em alto estilo por uma das mais premiadas e queridas estrelas brasileiras nos Estados Unidos: Rose Max.

“As Cantoras do Brasil, Ontem e Hoje, by Rose Max” estréia dia 27 e 28 de janeiro no Broward Center for the Performing Arts, em Fort Lauderdale, exclusivamente para 200 convidados, em cada noite, num ambiente estilo “Cabaré anos 50”. A partir daí o show já tem apresentações confirmadas em Boston, New York, Danbury e Atlanta.

Outras cidades deverão ser incluídas na que pretende ser a mais extensa turnê de um artista brasileiro radicado nos Estados Unidos.
O show é especialmente apresentado pela TAM-Brazilian Airlines e DISH Network, tem patrocínio do Porcão Steakhouse (Miami & New York), Santos Seguros, All Brazilian Imports e Gazeta Brazilian News. Tem Apoio Cultural do Programa “Pontos de Cultura” do Ministério da Cultura, re-presentado no Sul da Flórida pelo Broward Center for the Performing Arts.

Até o fechamento desta edição do “Gazeta” havia apenas 4 mesas disponíveis para venda e já uma lista de espera para convites individuais. Em função dessa procura e por conta da limitação de público no show de estréia, os produtores planejam uma segunda apresentação no Sul da Flórida, possivelmente no encerramento da turnê nacional.

Em fase final de ensaios, Rose Max e seu marido e diretor musical, Ramatis Moraes, comparam a realização desse show como a conquista de um sonho muito pessoal:
“Há anos eu venho desejando fazer algo específico com um tema da MPB, um projeto que seja musical e cultural num sentido de resgate de nossa história. Parece que todos as energias positivas se agregaram nesse momento, com uma equipe sensacional para tornar esse sonho antigo em realidade”, diz a cantora que ao longo dos últimos dez anos se tornou um nome da MPB reconhecido nacionalmente nos Estados Unidos.

O show também marca a gravação do primeiro DVD de um artista brasileiro radicado nos Estados Unidos a ser lançado em circuito comercial. O projeto reúne as produtoras ACM e PMM e será comercia-lizado nacionalmente para uma rede de mais de 300 lojas brasileiras.
“É um projeto ambicioso e que reflete nossa preocupação com o produto cultural brasileiro local, que nunca teve antes, oportunidades profissionais nesse nível. Sabemos que é uma aposta difícil e inédita, mas acreditamos que o mercado da comunidade brasileira já está maduro para consumir não só os produtos que vêm do Brasil, mas também os nomes consagrados localmente”, diz Antônio Martins, da ACM Productions.

“As Cantoras do Brasil, Ontem e Hoje, by Rose Max” tem, em sua estréia uma motivação extra. Será também o lançamento de toda a programação dos 10 anos do “Brazilian International Press Award”, o mais importante prêmio cultural brasileiro no exterior e cujas cerimônias de premiação em 2007 ocorrrerão nos dias 13, 14 e 15 de abril no Broward Center.

Não por acaso, a escolha de Rose Max coincide com o fato de que ela é uma das maiores ganhadoras do prêmio, com 4 estatuetas “Newspaper Boy” ao longo dos últimos 9 anos.

“O Press Award na minha carreira foi e continua sendo uma coisa importantíssima, pelo valor artístico, pelo reconhecimento que me dá em todo o país e até mesmo pela ajuda que deu na obteção do meu Green card”, afirma Rose.

Musicalmente o show é um desafio prazeiroso para o também premiado Ramatis Moraes, um dos mais respeitados e prolíficos músicos brasileiros radicados nos Estados Unidos:
“Primeiro ouvimos cuidadosamente diversas versões desses clássicos, já que as cantoras gravaram versões distintas desses sucessos. Depois cuidamos de atualizar esses arranjos, sem entretanto perder o fio condutor da emoção e da nuance histórica dos arranjos originais. Está sendo um trabalho gratificante, diferente em muitos sentidos”, conclui.

O comunicador Gene de Souza (“Café Brasil” WDNF FM) terá participação especial como “locutor-narrador” da história e da trajetória dessas grandes estrelas. A direção geral é do produtor e jornalista Carlos Borges, com arranjos e direção musical de Ramatis Moraes, Figurino assinado por Di Paula e Produção Visual de JV Galindo.

“Eu sonhava em fazer algo com Rose e Ramatis há muito tempo. Mas sempre é muito complicado colocar uma produção em cena, por mais simples que seja, de uma forma bem cuidada como pretendemos que seja esse show. Já dirigí muita gente que respeito e admiro na MPB, mas sinto um prazer especial em ver que Rose Max vai homenagear essas divas brasileiras com um talento que é só dela, único”, diz Carlos Borges.

Rose Max, durante as sessões de fotos para a campanha promocional do show, estava entusiasmada com o projeto e confessa que de início, houve uma grande dificuldade:

“A primeira lista que elaboramos, tinha 49 nomes. Todas cantoras maravilhosas, importantes e que merecem estar em qualquer antologia de nossa MPB. Mas não tinha como fazer um show com 4, 5 horas de duração. Aí veio o sacrifício do corte, o critério a ser usado. Valeu mesmo a contribuição histórica e o sucesso popular nacional e internacional das 15 escolhidas”, diz Rose, devidamente produzida por JV Galindo num “modelito” anos 50, bem ao estilo Dalva de Oliveira, a rainha da MPB nos anos 40.

As Divas da MPB e as canções selecionadas para o show sãs as seguintes:

•Carmen Miranda: “Tico Tico no Fubá”
•Dalva de Oliveira: “Ave Maria no Morro”
•Ângela Maria: “Gente Humilde”
•Elizeth Cardoso – “Canção de Amor”
•Nara Leão: “Chega de Saudade”
•Elza Soares: “Devagar com a Louça”
•Maysa: “O Barquinho”
•Elis Regina: “Atrás da Porta”
•Gal Costa: “Dom de Iludir”
•Maria Bethania: “Carcará / Brincar de viver”
• Clara Nunes: “Morena de Angola”
•Marisa Monte: “Bem que se quis”
•Daniela Mercury: “Canto da Cidade”
•Alcione: “Não deixe o samba morrer” •Ivete Sangalo – “Festa”

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
167