DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Quantos Passos São Suficientes?

A tecnologia é mesmo maravilhosa. Cada dia que passa os smartphones trazem mais e mais recursos e atraem mais e mais compradores. Essa é a intenção. Um dos recursos que vem sendo utilizado cada vez mais é o pedômetro, ou contador de passos.

Um celular, com ou sem o relógio, consegue contar quantos passos o seu portador deu durante um dia, ou em um período determinado. Muito interessante essa tecnologia. O pedômetro pode ser programado especialmente para você, porque cada pessoa tem um número de passos a cumprir, segundo a idade e sexo.

Funciona mais ou menos assim: dependendo do número de passos dados por dia, a pessoa pode ser classificada como sedentária, pouco ativa, medianamente ativa, ativa e muito ativa. Se você der menos de 5000 passos será classificado como sedentário; de 5000 a 7499 será classificado como pouco ativo; de 7500 a 9999 como medianamente ativo; de 10000 a 12499 como ativo e mais que 12500 será classificado como muito ativo. Parece simples, mas as últimas pesquisas têm mostrado que não é bem assim.

Temos pelo menos duas ponderações para fazer: a primeira é trazida pelas pesquisas que dizem que esses números podem assustar algumas pessoas e desanimá-las, porque essas pessoas julgam ser impossível alcançar tal número de passos por dia. Algo mais ou menos como propor para um sedentário que caminhe no mínimo 6 Km todos os dias para ser classificado como ativo.

Falando assim, podemos entender que não é muito, mas também não é pouco para ser conseguido de um dia para o outro apenas porque agora temos como medir. Esse é o ponto. Traduzir o esforço necessário para uma pessoa que desconhece o real significado pode causar desânimo, um efeito contrário ao desejado.

O outro problema pode ser explicado a partir do que aconteceu com uma cliente minha, que colocava seu relógio no punho todos os dias pela manhã e, assim que alcançava o número de passos que retratava que ela não seria mais sedentária, deitava, sentava e nada mais fazia no dia.

Com certeza o que se faz durante todo o dia deve ser levado em conta quando se fala de saúde. Para andar 6 Km, gasta-se em média 1 hora e 15 minutos, mas o dia tem 24 horas. Isso quer dizer que sobram 22 horas e 45 minutos para se cuidar e não para se jogar em um sofá, em uma cama, ou mesmo ter hábitos pouco saudáveis.

Sim, a tecnologia pode trazer formas incríveis de melhorarmos a nossa saúde, mas quando as generalizações e interpretações erradas ocorrem, os danos podem ser até maiores. Uma pessoa que conta menos de 5000 passos pode ser classificada como sedentária, mas se der 3000 ou 4000 passos, esta pessoa estará melhor que outra que conte apenas 1000. Isso a tecnologia não nos informa e é um dado muito importante.

Uma pessoa sedentária poderá alcançar 10.000 passos por dia, ao longo do tempo, aos poucos e sempre, com a ajuda de bons profissionais.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,,,

Ivani Manzo
Ivani Manzo
Dra. Ivani Manzo é doutora em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP – EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Em 2010 iniciou seus estudos em Life Coach e desde então trabalha ajudando as pessoas a alcançarem seus objetivos.
198