DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Padre Castellanos se afasta e responde a processo por abusos sexuais

O padre católico Ricardo Castellanos, de 59 anos, que ganhou popularidade recentemente em um canal de TV a cabo do Sul da Flórida, requereu aposentadoria e afastamento da Igreja, após ter sido acusado e estar sendo processado por abuso sexual. As acusações teriam ocorrido no início dos anos 1980, segundo afirmou a arquidiocese de Miami.

Castellanos, personagem extremamente querida e popular na comunicade católica de Miami, submeteu a sua carta de afastamento na semana passada, tendo sido aceita imediatamente, segundo pronunciamento de Mary Ross Agosta, porta voz da Diocese de Miami-Dade.

O advogado de Castellanos, James Nosich, disse na terça-feira(15) que seu cliente nega que tenha cometido qualquer tipo de abuso, enquanto era padre, na sua juventude. “O reve-rendo Castellanos afirma que é 100% inocente” Disse Nosich.

Entretanto, já está em curso o processo, em Miami, onde Castellanos e seis outros padres foram acusados de abuso sexual e de refugiar-se em dormitórios do navio “Mariel” entre os anos de 1980 e 1983.
Uma das vítimas, identificada apenas como “John Doe” afirmou ter sido abusado entre as idades de 16 e 19 anos, na época em que vivia refugiado em dormitórios na residência paroquial.

Mary Agosta, a porta-voz da Diocese, disse que as alegações foram passadas a um advogado em Miami-Dade e que a Igreja está oferecendo ajuda psicológica aos acusados. Ela acrescentou que a Diocese se desculpou com as vítimas.

O Rev. Alvaro Guichard, que também é acusado do mesmo crime e responde a quatro processos, também nega as acusações, dizendo serem “absolutamente falsas”.
Por causa da sua aposentadoria, Castellanos não pode mais celebrar missas, nem sacramentos e nem pode usar a batina, disse Agosta.
Ele vai receber os mesmos benefícios de aposentadoria concedido a outros padres, porque assim determina o regimento do Vaticano.

Castellanos, foi padre na Paróquia de San Isidro desde 1982, também atuou como apresentador na famosa rede de TV religiosa Trinity Broadcasting Network e no show “No mundo com o Padre Ricardo”.
A decisão de Castellano em se aposentar foi baseada no medo dele de ser “destituído vergonsamente” pelo Vaticano caso venha a ser considerado culpado pela Justiça, disse Nosich.
A diocese de Miami é uma das maiores do mundo, com 430 padres servindo 1.2 milhões de católicos.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
273