DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

O coaching e as barreiras para a perda de peso

Share

O processo de coaching está cada dia mais conhecido e cada dia com mais aplicabilidade e ramificações. Comparado com a psicologia e com a psicanálise, nós, coaches, somos bebês. Mas temos feito grandes conquistas e uma das áreas mais promissoras para mais conquistas é a área da saúde.

Existem muitas enfermidades que têm na sua gênese aspectos psicológicos e comportamentais e, nesses aspectos, os medicamentos podem não ser tão bem-vindos. Isso porque os efeitos dos medicamentos que agem sobre o comportamento e pensamentos têm efeitos colaterais indesejados e perigosos. É nesse momento que o processo de coaching pode ter uma grande importância. Esse processo não se parece com a psicologia. Podemos explicar isso de forma bem simples. No processo de coaching, você detecta seu objetivo e a meta é chegar nele. Na terapia, você detecta seu problema é a meta é resolvê-lo. Sem dúvida, o processo de coaching é mais rápido, mas não mais importante e nem exclui os benefícios da terapia.

Com relação à perda de gordura corporal, há muito tempo existem duas intervenções não medicamentosas e nem cirúrgicas que vem sendo usadas. O controle alimentar e exercícios. E, claro, eles continuam sendo muito eficientes. Mas, obviamente eles só funcionam se forem feitos e aí reside um grande problema, a desistência. A maioria das pessoas que buscam a dieta e os exercícios para a perda de gordura corporal desiste.

Eu diria que a grande maioria das pessoas que deseja perder gordura corporal e que realmente precisa perder por uma questão de saúde, é sedentária e come errado. Mudar isso não é simples quando se está sozinho. Esse problema tratado pela terapia pode ser solucionado com certeza, mas vai demorar. Esse problema tratado pelo coaching tem grandes chances de ser ultrapassado.

Os estudos mostram que as pessoas que fizeram coaching apresentam maiores chances de alcançar a meta e permanecer nela. Isso quer dizer, emagrecer e permanecer magro. Mas, qual seria o grande segredo do coaching? Claro que temos técnicas, claro que há uma metodologia, mas, acima de tudo, o coach está ao lado do seu cliente, o coachee. As principais barreiras enfrentadas e que levam à desistência são percebidas rapidamente e minimizadas. Acompanha os momentos de comemoração e não desampara nos momentos de decepção e de deslize.

Os seres humanos são diferentes entre si. Então, usar o mesmo para todos não vai solucionar o problema de todos, apenas de alguns. Com o coach, o atendimento é individualizado, customizado para as necessidades do cliente com as capacidades e habilidades do cliente, por isso existe uma maior chance de dar certo. E, no caso de obesidade, a proximidade do coach com o cliente faz toda a diferença.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Share

Tags: ,,,,

Ivani Manzo
Ivani Manzo
Dra. Ivani Manzo é doutora em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP – EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Em 2010 iniciou seus estudos em Life Coach e desde então trabalha ajudando as pessoas a alcançarem seus objetivos.
488