DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Nutrição: Infelizmente, a moda pega – Parte I

waterQuando o assunto é alimentação, modismo não é considerado algo bom, pois está atrelado a interesses de terceiros, que ganham dinheiro e fama com enganação provinda de “informações que desinformam”. Segue abaixo uma lista de modismo alimentar atual. Lembre-se de que não adianta querermos mudar o funcionamento do nosso corpo, cada nutriente tem sua função.

Abacate antes de dormir para ganhar músculo
O abacate é rico em gordura. Uma unidade grande chega a ter 32g de gordura. Ter o hábito de comê-lo antes de dormir pode resultar em uns quilinhos a mais, caso sua ingestão calórica do dia não seja tão alta. A gordura é, sim, importannte para o nosso corpo, inclusive para construção de alguns hormônios, mas o problema está na orientação generalizada feita por médicos, blogueiros e não estudiosos da área, que ao orientar comer abacate antes de dormir, esquecem que cada pessoa possui uma necessidade individual sobre a quantidade que deve consumir no dia, e deve-se considerar a ingestão de gordura do dia todo.

Café com óleo de coco como pré treino
É recomendável manter a ingestão de gordura abaixo das 5 gramas na refeição pré-treino, porque as gorduras podem diminuir a velocidade da digestão da proteína (que não é algo interessante antes e após os treinos) e ainda pode atrapalhar o fluxo sanguíneo nos músculos. Como se não fosse suficiente, pesquisas sugerem que o consumo alto de gorduras pode alterar os níveis do hormônio do crescimento. Cientistas do Centro Médico do UCLA (Torrance, California) fizeram com que os envolvidos no estudos realizassem um treino de alta-intensidade usando bicicletas ergométricas sob três condições diferentes: A) a primeira envolvendo uma refeição placebo no pré-treino, contendo apenas líquido sem calorias; b) a segunda com uma refeição contendo glicose; c) e a terceira um líquido contendo gorduras. Eles descobriram que quando as pessoas que fizeram a refeição contendo gorduras antes dos exercícios, os níveis de GH após o treino caiu em mais da metade, comparando com as refeições contendo placebo e glicose. Os pesquisadores descobriram que a diminuição do hormônio de crescimento ocorreu devido ao aumento nos níveis de somatostatina.

Uma colher de sopa de óleo de coco (medida normalmente orientada nas redes sociais, por médicos e blogueiros) possui 13g de gordura. A cafeína é maravilhosa como pré-treino, mas não assossiada ao óleo de coco. O ideal em um pré treino é consumir cafeína + carboidrato de baixo índice glicêmico. Isso, sim, te dará energia para treinar e não te trará possíveis consequências.

Água morna com limão
O limão é maravilhoso, possui poder anti-inflamatório, dentre outros, e deve, sim, ser incluído na dieta diariamente, mas em jejum com água morna? Não faço ideia de onde surgiu isso, mas quem começou a espalhar, provavelmente não considerou o funcionamento do corpo, como acontecem as absorções, etc. Não existe um único alimento capaz de promover o emagrecimento, visto que emagrecimento é a perda de gordura corporal.
Desista de procurar por algo milagroso, seu corpo reage ao que você faz com ele ao longo dos anos. Precisa de nutrientes para se manter em perfeito funcionamento. Não se engane ao ponto de pagar o preço ao perder sua saúde devido a dietas e modas alimentares.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Poliane Novaes
Poliane Novaes
Poliane Novaes é nutricionista, formada pela Universidade São Judas Tadeu (SP), fitness nutrition coach pela NESTA - Accredited by NCCA/USA e educadora física (bacharel e licenciatura) pela Universidade Nove de Julho (SP). Paulista, atualmente vive em Hallandale Beach, na Flórida.
415