DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Novo teste detecta câncer de ovário em estágio inicial

Um novo teste sanguíneo poderá ajudar a diagnosticar casos de câncer ovariano antes de surgirem os principais sintomas da doença, segundo uma pesquisa publicada na Proceedings of the National Academy of Sciences.

O teste tem o potencial de salvar vidas ao permitir a identificação antecipada da doença num estágio em que ela pode ser tratada com eficácia. Sua precisão é de 95%.

O câncer ovariano tem sido chamado de “assassino silencioso” porque, quando os sintomas aparecem, ela já está em estágio avançado e de difícil cura.

Embora existam procedimentos de screening eficazes para câncer cervical e intestinal, ainda não existe nenhum meio confiável para a detecção do câncer de ovário em estágio inicial e curável.

O teste foi desenvolvido por cientistas americanos chefiados por Gil Mor, da Escola de Medicina de Yale em New Haven, Connecticut. Ele se apóia em quatro proteínas marcadoras, reduzidas de uma lista inicial de 169.

Quatro delas – leptina, prolactina, osteopontina e fator de crescimento 2 parecido com a insulina – identificaram câncer com uma precisão de 95% num grupo de teste de mais de 200 mulheres.

Cada uma das proteínas havia sido anteriormente sugerida como possível biomarcadora de câncer. No estudo, porém, nenhuma proteína isolada conseguiu distinguir as pacientes de câncer das participantes saudáveis.

Os pesquisadores disseram que o teste ainda precisa ser aprimorado para ser suficientemente confiável, o que requer uma precisão de pelo menos 99,6%. Eles temem que ocorra “um grande número de mulheres sendo erroneamente classificadas como portadoras em potencial de câncer ovariano.”

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
273