DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Mundaka, a onda que desapareceu

Palco de uma etapa do Circuito Mundial de Surfe desde 1999, Mundaka, pequena cidade situada no país basco, na Espanha, está fora do calendário do WCT de 2005. A razão deixou triste toda comunidade do surfe mundial: a onda simplesmente desapareceu. As perfeitas e tubulares esquerdas de Mundaka, apontadas como uma das melhores ondas do mundo, sumiram após intervenções humanas no fundo do mar.

– Estou muito triste. Deixei tudo para trás apenas para surfar essa onda – diz o americano Mike Dobos, 37 anos, que se mudou para Mundaka oito anos atrás.

Onde a onda costumava quebrar tubular, sobre um raso fundo de areia, agora o mar está calmo como o Mediterrâneo. No lugar de surfistas, canoas e barcos à vela. Os surfistas locais estão convencidos que a onda desapareceu porque o fundo do estuário do Rio Mundaka foi dragado para permitir a passagem de navios.

Segundo Guillermo Lecumberri, porta-voz do Mundaka Surf Club, 260 mil metros cúbicos de areia foram dragados do estuário em 2003 – quatro vezes mais do que nos anos anteriores – e a dragagem alterou o modo como a areia é depositada no fundo do mar, estragando os bancos de areia responsáveis pela formação da onda.

A onda de Mundaka é localizada na boca de um rio e a área ao seu redor foi declarada Reserva Natural pela Unesco. Autoridades locais encomendaram estudos para descobrir o que aconteceu com a onda de Mundaka, enquanto cientistas parecem não saber onde foram parar os famosos tubos que atraíam surfistas de todas as partes do mundo.

– Temos observados algumas mudanças nas correntes e a areia agora está sendo depositada em lugares diferentes – diz Lecumberri.

O australiano Wayne Bartholomew, presidente da Associação de Surfistas Profissionais (ASP), lamentou o cancelamento da etapa do WCT, programada para o começo de outubro.

– Temos uma grande ligação com o povo de Mundaka e com a onda, mas sem a garantia de ondas de qualidade achamos melhor pensar no futuro e torcer para que a onda volte a quebrar.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
152