DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Massachusetts: Brasileiros são líderes em imigração ilegal.

Brasileiros são o grupo de imigrantes que tem o maior indíce de crescimento no Estado de Massachusetts. Já são 84.836 pessoas que vivem na ilegais, a maioria nas cercanias de Boston, um crescimento de 131,4% nos últimos cinco anos.

Essa estatística foi divulgada em novo extrato da pesquisa de imigração do Census Bureau, instituto de estatísticas dos EUA.

Os critérios de avaliação desconsideram “moradias grupais”, como repúblicas, presídios e bases militares. Estimativas do Centro do Imigrante Brasileiro, em Boston, apontam 230 mil ilegais.

“Só no ano passado atendemos 15 mil cidadãos com problemas. Temos registro de brasileiros em 250 cidades de Massachusetts. No futuro ocuparemos o espaço que no passado foi dos irlandeses e dos italianos”, diz o diretor do centro, Fausto Mendes da Rocha, 46, há 18 anos nos EUA.

Através desse novos dados foi traçado um perfil do imigrante brasileiro onde constatou-se que a maioria é evangélica e trabalha em limpeza, construção civil, entrega e jardinagem. O principal ponto de origem dos ilegais é Governador Valadares (MG).

1 bilhão

“No ano passado US$ 1 bilhão foi enviado ao Brasil, o que dá US$ 4.300 por brasileiro no Estado”, afirma Rocha.

Só em 2003, segundo o centro, 1.600 mães brasileiras deram à luz nos arredores de Boston, forma de garantir a permanência legal nos EUA.

O consulado brasileiro em Nova York vê Massachusetts como terceira concentração de cidadãos no país, atrás de Nova York e da Flórida.

O censo também apontou que a população de estrangeiros em Massachusetts passou de 12,2% em 2000 para 14,4% em 2005. Os números revelaram que, no período, o contingente de imigrantes subiu 15%, de 772.983 para 891.184.

Os centro-americanos cresceram 67,7%, e os sul-americanos, excluído o Brasil, subiram 107,5%. Os principais destinos de brasileiros no Estado são Framingham, Cambridge, Somerville, Lynn, Lowell, Lawrence, Quincy e Brockton –cidades em sua maioria nas adjacências de Boston.

Segundo a polícia do Estado, entre 70 e 80 brasileiros em situação irregular são deportados mensalmente do país.

Por serem menos expressivos, dados sobre população brasileira em outros Estados aparecem como “outros”.

A corrente migratória para Massachusetts contrapôs um êxodo de americanos que deixaram a região nas últimas décadas em busca de imóveis mais baratos e por conta do frio, conclui a pesquisa.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
221