DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Mais uma razão para você diminuir o sal da sua comida: emagrecer!

Uma comidinha bem temperadinha sempre é bem-vinda, e muitas vezes repetida. Pense bem: o que seria mais gostoso, pipoca com sal ou sem sal? No caso da pipoca, muitas vezes acabamos comendo mais do que nossa satisfação manda! Mas, será que repetimos o prato, e comemos mais apenas por que a comida é saborosa ou existiria mais alguma razão?

É, aparentemente existe sim uma razão a mais e esta razão pode contribuir para que você engorde, ou para que você não emagreça.

Alguns pesquisadores resolveram investigar isso. Então eles estudaram o que acontecia com um grupo de pessoas que inicialmente comia pouco sal, e essa quantidade de sal foi aumentando. Ao mesmo tempo foram medindo a quantidade de comida ingerida. E o resultado foi que quanto mais sal na comida, mais as pessoas estudadas comiam.

Sim, houve um aumento no apetite. Esse dado por si só já é bem legal, mas eles repetiram esse mesmo estudo agora usando camundongos. Quando usaram camundongos, a comida era deixada sempre à vontade e da mesma forma o sal na alimentação foi sendo aumentado aos poucos. O resultado foi o mesmo, os camundongos passaram a comer mais.

Como em todo bom estudo mais coisas foram analisadas. Eles mediram a quantidade de urina produzida e a quantidade de água ingerida. O resultado foi bem diferente do esperado. Quanto mais sal, mais xixi era feito, tanto pelos humanos quanto pelos camundongos. E sim, isso era esperado. Mas, o que não era esperado era que eles não tomavam mais água para isso.

Agora, mais coisas teriam que ser explicadas pois é estranho fazer mais xixi sem beber mais água. De onde vem então essa água que está sendo liberada pela urina?

Parece que essa água vem da quebra das células dos músculos e das células de gordura. E não adianta pensar que isso é emagrecimento porque não é. É perda de água apenas.

A explicação é a seguinte. O excesso de sal tem que ser eliminado na urina, e se não há a ingestão de mais água, a água tem que ser tirada de algum lugar. Com a perda de tecido muscular e gorduroso existe a necessidade de refazer esses tecidos e, então, existe também a necessidade de ingerir mais alimento e assim o apetite aumenta.

Quem diria que uma pitada de sal a mais poderia mudar tantas coisas em nosso funcionamento? Pois é, para mim esse é mais um alerta para que as pessoas parem de ser extremistas, comendo muito disso, ou não comendo nada daquilo. Equilíbrio e bom senso, afinal comer bem, que mal tem?

Baixe nosso app:

Comments

comments

Tags: ,,,,

Ivani Manzo
Ivani Manzo
Dra. Ivani Manzo é doutora em Ciências pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP – EPM com ênfase em obesidade, gestação e exercício. Em 2010 iniciou seus estudos em Life Coach e desde então trabalha ajudando as pessoas a alcançarem seus objetivos.
153