DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Livro ensina como aprender idiomas através da música e mídia – Biblioteca do Gazeta

Share

Susanna July 2012A autora russa Susanna Zaraysky já viajou para mais de 50 países e aprendeu oito línguas diferentes através de um método simples e lúdico: a música e a mídia. Foi assim que ela aprendeu também a falar português.

“Eu aprendi português ouvindo a rádio portuguesa e canções brasileiras. Sei que é possível aprender uma nova língua sem viver no país onde se fala essa língua”, explica a autora, que vive nos Estados Unidos desde quando era criança. “Eu nunca morei em um país que fala a língua portuguesa, mas eu falo o português. Falo oito línguas: francês, espanhol, italiano, servo croata, português, ladino, russo e inglês”.

Quando questionada porque falava tantas línguas, Susanna dizia que aprendeu a ouvir as línguas como se elas fossem música. Por isso, lançou o livro “Language is Music”, com dicas de como aprender um novo idioma utilizando as mídias disponíveis (músicas, videoclipes, filmes, etc) para aprender ou aprimorar o conhecimento de uma nova língua. Mas ela adverte que seu livro deve ser um complemento aos livros de gramática, pois a pessoa ainda precisa fazer exercícios de gramática para aprender.

O original do livro foi escrito em inglês, mas já possui uma versão em espanhol (El idioma es música), russo (Легкий способ быстро выучить иностранный язык с помощью музыки) e agora está disponível em português, com o título “Idioma é Música”.

“A música ativa mais partes do cérebro e quando aprendemos línguas com as músicas, é mais fácil aprender e lembrar palavras, regras gramaticais, boa pronúncia, etc”, explica Suzanna.

Veja algumas dicas:

Divirta-se!

Frequência. Veja a língua como uma frequência de rádio. Se o inglês é a frequência 101.3FM, por exemplo, o francês é 88.5. Se você falar francês com a frequência do inglês, estará pronunciando errado.

Ouça. Se você não ouvir por um tempo a frequência do francês, por exemplo, também não saberá falar como os franceses. Lembre-se: ouça primeiro e depois pronuncie.

Ênfase. Qual a ênfase em uma palavra? Muitas vezes, pessoas erram na pronúncia por colocarem acento onde não tem. Húngaro, por exemplo, é difícil gramaticalmente, mas a ênfase das palavras está sempre na primeira sílaba.

Melodia. Línguas têm melodias diferentes. Por exemplo, enquanto o italiano é altamente melódico, se você fala japonês com a melodia do italiano irá soar estranho. As vogais têm um papel especial na melodia: algumas línguas prolongam as vogais, como o italiano, enquanto o inglês as diminui.

livro.jpegServiço

Livro: Idioma é Música, da editora Kaleidomundi.
Disponível em versão impressa e “ebook”
Preço: $14
Onde encontrar: Amazon. Para leitores do Brasil, é melhor comprar no Book Depository, que tem frete grátis ao Brasil.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Share
Gazeta News
Gazeta News
151