DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Karzai pede aos EUA parceria de longo prazo em segurança

Ao ser visitado pelo secretário americano de Defesa, Donald Rumsfeld, o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, disse que seu país quer dos Estados Unidos uma parceria de longo prazo no setor de segurança. Entretanto, nem Karzai nem Rumsfeld afirmaram explicitamente se essa possibilidade poderia levar a um presença militar americana permanente no Afeganistão.

Karzai fez o comentário durante uma entrevista coletiva conjunta concedida em Cabul logo depois de reunir-se com Rumsfeld para discutir a participação das forças americanas no combate a rebeldes supostamente ligados à milícia fundamentalista islâmica Taleban.

“O povo afegão deseja um relacionamento de longo prazo com os Estados Unidos. Ele quer que essa parceria seja uma relação política e econômica sustentada. Mas, acima de tudo, deseja uma parceria no setor de segurança que permita ao Afeganistão defender-se, continuar prosperando e impedir a possibilidade de interferências”, declarou o presidente afegão. Karzai disse que formalizaria o pedido ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, mas não revelou quando o fará.

“Não estamos falando de bases permanentes. Falamos de uma relação completa que nos dê plena confiança de que o Afeganistão não será novamente destruído”, prosseguiu. Rumsfeld disse que a parceria militar entre os dois países é boa e vem melhorando e se fortalecendo. Entretanto, ele preferiu não assumir nenhum compromisso publicamente.

Atualmente, há 17.000 soldados dos EUA e 8.500 homens da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) operando no Afeganistão. Os militares da Otan atuam na capital e seus arredores. As forças americanas concentram-se no combate a insurgentes no sul e no leste do Afeganistão.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
196