DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Informação nutricional x Quantidade

5419659139_fa2c147cee_bNão é dificil achar, nos dias de hoje, cardápios com prescrições de quantidade sem estarem atrelados à marca do produto. Muitos repassam dietas extraídas da internet, outros por falta de conhecimento ou programa específico para trabalhar (no caso de nutricionista) prescrevem quantidades padronizadas com substituições baseadas nos grupos de alimentos.
Sabemos que a qualidade do que comemos é muito importante para manutenção da nossa saúde e/ou tratamento de doenças, mas o que muitos não sabem é que a quantidade também é importante. Como pode um profissional prescrever, por exemplo, duas fatias de pão sem mencionar a marca do produto, sem ensinar seus pacientes a analisarem a tabela de composição nutricional?

Veja a composição nutricional dos pães. Tanto a qualidade quanto a quantidade mudam de marca para marca. Enquanto um possui possui 13g de carboidrato a fatia, outro pode ter 22g a fatia, ou seja, o dobro. Isso também acontece com a quantidade de fibra e gordura – que indicam a qualidade.

Cada pessoa tem uma necessidade energética (calórica). Os fornecedores de caloria nos alimentos são os macronutrientes (carboidrato e proteína, que fornecem quatro e nove calorias por grama, respectivamente). Esses macronutrientes devem ser balanceados de acordo com a caloria necessária diária: 55 a 60% das calorias totais diárias devem ser calorias provenientes de carboidrato, 10-15% de proteína e 25-30% de gordura, ou seja, cada pessoa, segundo seu peso, altura, idade, sexo e nível de atividade física, precisa de uma quantidade em grama de cada macronutriente.

Isso significa que se você precisa de 30g de carboidrato pela manhã, você precisa saber a composição química do que for consumir, pois terá pão que você poderá comer 3 fatias, assim como terá pão que você poderá comer apenas uma. Sendo assim, é dificil falarmos em substituição de alimentos sem falar em composição química e quantidade ideal que cada um necessita diarimente.

Por isso e por muitos outros motivos é que existe faculdade para diversas áreas. Cada profissão tem sua importância, peculialidade e tempo de estudo mínimo necessário. O nutricionista não estuda quatro anos para prescrever batata doce, clara de ovo e whey protein. Portanto, não coloque sua saúde na mão de profissionais de educação física (personal trainer) que estudaram para prescrever exercícios, de médicos que estudaram para sua especialidade específia e nem nas mãos de ‘nutrition coaches’, que fazem poucos meses de curso online, tempo insuficiente para capacitação de prescrição. Alimentação é algo sério, afinal, o que comemos é o que nos mantém vivos ou pode diminuir nossos anos de vida! Não pense apenas na estética.

Qualidade e quantidade são fatores importantes para gozar de boa saúde e ter resultados no quesito emagrecimento. Não alimente a indústria de suplementos, não gaste seu dinheiro com falsos profissionais , isso pode te custar muito caro!

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,

Poliane Novaes
Poliane Novaes
Poliane Novaes é nutricionista, formada pela Universidade São Judas Tadeu (SP), fitness nutrition coach pela NESTA - Accredited by NCCA/USA e educadora física (bacharel e licenciatura) pela Universidade Nove de Julho (SP). Paulista, atualmente vive em Hallandale Beach, na Flórida.
275