DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

O que fazer com o dinheiro da restituição do imposto de renda?

Share

Na semana passada, conversamos sobre as inúmeras maneiras de rastrear a sua restituição. Esta semana, vamos analisar algumas opções sobre como utilizar este dinheiro, uma vez que o mesmo chegue nas suas mãos. Gastar em projetos na sua casa? Viajar? Que tal terminar de ler este artigo e, quem sabe, chegar a outras boas conclusões?

1. Reinvestir o dinheiro
Se você ja tem um plano de privacidade privada para guardar dinheiro para sua aposentadoria, nada melhor que reinvestir a sua restituição, ou seja, em você e no seu futuro. Mas, não se iluda. Esse investimento só é válido para um longo prazo, para a hora de retirada, para o seu futuro. Ou seja, você não vai usurfruir dos beneficios neste momento, mas ajudar a encher mais rápido o balde do seu futuro.

2. Fazer uma reserva financeira
Tem épocas que sobra o mês e falta o salário. Para não apelar para empréstimos bancários, mantenha uma reserva financeira compatível de, no mínimo, um mês de seus gastos, por exemplo. O mais recomendado é que se tenha de 6 a 8 meses do valor de seu salário guardado para o caso de uma emergência. Como para muitos isso parece um sonho, a ideia é que quanto mais cedo se começa, mais cedo se chega a este objetivo. Ao criar um fundo de reserva, você poderá resolver dores de cabeça no futuro. Natal, férias ou gastos inesperados podem te afetar de maneira devastadora e criar dívidas descomunais em sua conta de cartão de crédito, de modo que se você não tem ainda nenhuma reserva financeira, esta é uma boa maneira de se começar.

3. Busque formas de melhorar uma renda familiar
Se você não tem dívidas e quer um investimento de longo prazo para melhorar a renda familiar quando se aposentar, é bom avaliar os investimentos de renda fixa. Eles podem ser uma boa opção para quem não quer correr muitos riscos na hora de investir, mas tem um retorno maior do que a poupança.

4. Pague suas dívidas
Dinheiro extra é ótimo para quitar as despesas que estejam prejudicando o orçamento da casa ou da família. Compras no cartão, empréstimos, cheque especial, tudo isso pode virar uma bola de neve difícil de controlar. Além disso, os juros estão mais altos que o rendimento de investimentos, então não deixe de aproveitar esse momento para se livrar das preocupações.
Como já falei anteriormente, juros de cartões de crédito crescem descomunalmente pelo simples motivo de serem calculados com base nos juros compostos, desde modo que se você se encontra neste quadro, esqueça as ideias anteriores e PAGUE SEUS CARTÕES!

Uma ótima semana!

Baixe nosso app:

Comments

comments

Share

Tags: ,,

Claudia Fehribach
Claudia Fehribach
Carioca, formada em Artes pela Universidade do Rio de Janeiro. Conselheira financeira especialista em orçamento, aconselhamento de crédito pessoal e hipotecas reversas. Atua na empresa DebtHelper.com. Envie sua dúvida por email.
487