DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Família de Tom Jobim abre processo nos EUA por direitos autorais

A família de Tom Jobim entrou com um processo por violação de contrato e direitos autorais nos Estados Unidos alegando que muitas de suas composições foram erradamente creditadas aos tradutores que as adaptaram para o inglês.

Advogados da viúva e de três filhos do autor de “Garota de Ipanema” classificaram a prática como “uma singular demonstração de arrogância e fraude”.

A ação, ajuizada nesta semana em uma corte federal de Nova York, alega que houve quebra de contrato e não pagamento de royalties pelo grupo Universal, por meio da Universal Studios e do Universal Music Publishing Group.

No processo, a família de Jobim afirma que os direitos autorais mundiais de muitas de suas composições foram fraudulentamente indicados como sendo de autoria do tradutor que traduziu as letras originais em português para o inglês. Isso teria ocorrido depois da morte do ícone da Bossa Nova, em 1994.

A família Jobim quer os direitos autorais de volta, além de um valor não especificado pelos supostos danos. Segundo os autores do processo, a Universal Studios e suas editoras musicais nunca foram proprietários dos direitos das músicas em questão, e não tinha direito de conceder os direitos a outra pessoa.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
276