DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Exame de unha pode ajudar a diagnosticar osteoporose

Cientistas descobriram um novo exame para descobrir se o paciente sofre de osteoporose por meio da análise das unhas do paciente.
A equipe de pesquisadores, que inclui especialistas da Universidade de Limerick, na Irlanda, afirma que o exame oferece uma alternativa barata e acessível para determinar se o paciente precisa fazer mais testes.

A unha e os ossos possuem uma substância muito importante que ajuda a manter a sua força.

Segundo os especialistas, níveis baixos desta substância na unha indica que os ossos podem estar com o mesmo problema.

Unhas flexíveis

A primeira pista de que as unhas poderiam indicar se uma pessoa tem osteoporose foi descoberta por um médico que reparou que seus pacientes com osteoporose tinham unhas flexíveis, que se dobravam com facilidade.

Mark Towler, um professor na Universidade de Limerick, recebeu então um pedido para investigar o assunto.

Towler pesquisou as unhas e ossos de dez pessoas com osteoporose e dez pessoas saudáveis.

Ele descobriu que os níveis de pontes de dissulfeto, um elemento necessário para ligar uma molécula de proteína a outra, era mais baixo em pessoas com osteoporose.

Nas unhas, as pontes de dissulfeto são necessárias para ligar a queratina, o que dá força às unhas. Nos ossos, estas pontes ligam as proteínas do colágeno.

Os pesquisadores pesquisaram outras 200 pessoas que passaram por exame de ressonância magnética nos ossos, o método convencional de diagnosticar o problema.

Todos os que passaram pelo exame e foram diagnosticados com osteoporose também mostraram baixos níveis de pontes de dissulfeto.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
196