DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

EUA e Brasil têm nova data para discutir Alca

Depois de adiado por pelo menos três vezes, o novo encontro dos co-presidentes da Área de Livre Comércio para as Américas (Alca) já tem data marcada: será na próxima quinta-feira, dia 19 de maio, em Washington. A reunião deveria ter ocorrido no último dia 12, mas foi postergada para que os dois lados tivessem tempo para avaliar o resultado da conversa entre o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e o novo representante de Comércio dos EUA, Robert Portman, ocorrida em Paris, semana passada.

Segundo o embaixador Adhemar Bahadian, co-presidente brasileiro da Alca, o clima é favorável:

– Eu já noto na conversa com Allgeier (Peter Allgeier, o co-presidente americano) um efeito positivo do encontro que Celso Amorim teve com Portman – disse Bahadian.

Em Paris, durante uma miniconferência entre os ministros de comércio de União Européia, Estados Unidos, Japão e principais países emergentes, Amorim se encontrou pela primeira vez com Portman e ambos afirmaram estar dispostos a dar novo gás à Alca, que seria negociada com “maior dose de realismo”.

Além do encontro entre o chanceler e o representante da Casa Branca, fontes próximas aos negociadores da Alca e especialistas em comércio exterior afirmam que o próprio resultado da reunião ministerial de Paris ajuda nas conversas para a formação do bloco americano.

Os trinta países presentes ao encontro chegaram a um acordo para destravar as negociações agrícolas da Rodada de Doha, no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Segundo especialistas, com a perspectiva de avanços em Doha, fica mais fácil chegar a um consenso na Alca. Afinal, temas delicados que poderiam bloquear as negociações entre Brasil e Estados Unidos seriam deslocados para a OMC.

A Alca está parada desde maio de 2004, por causa de um retrocesso dos EUA em suas propostas agrícolas e, depois, devido ao calendário eleitoral americano. Após um vácuo de dez meses, Bahadian e Allgeier se encontraram em fevereiro e marcaram nova reunião para o fim de março. Mas a data foi sucessivamente adiada, diante dos impasses na negociação. Temia-se que um encontro sem avanços frustrasse as expectativas em torno da formação do bloco.

Na reunião do dia 19, os dois co-presidentes da Alca vão discutir as sugestões feitas por Amorim a Portman para desbloquear as negociações. Embora o Brasil venha defendendo que as negociações se concentrem em acesso aos mercados, poderão ser discutidos também temas ligados à propriedade intelectual, um dos principais entraves à negociação por parte dos EUA.

No fim de abril, durante visita ao Brasil, a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, conversou sobre a Alca com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os dois se comprometeram a retomar o diálogo. O encontro ocorreu pouco tempo depois de o presidente Lula ter declarado que havia retirado a Alca de sua pauta de discussões, o que causou constrangimento.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
196