DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

EUA deportarão brasileiros em vôo marcado para o dia 2

O governo americano está programando para a próxima terça-feira, dia 2, o vôo fretado que vai levar para o Brasil os brasileiros que estão detidos por entrar ilegalmente nos Estados Unidos. O avião deve levar cerca de 300 passageiros do Texas para o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. A maioria é de Minas Gerais, principalmente de Governador Valadares, mas há alguns passageiros de outros Estados brasileiros.

O vôo estava marcado inicialmente para esta segunda-feira, mas foi alterado pelo governo americano. O governo tenta manter a data em sigilo, com a alegação de que a divulgação poderia despertar protestos de familiares dos brasileiros deportados.

Será o primeiro vôo fretado de brasileiros deportados este ano. No ano passado, foram três vôos, de acordo com o Consulado Brasileiro em Houston.

O primeiro deles saiu do Estado do Arizona, no dia 27 de janeiro do ano passado, levando 277 brasileiros, que foram acompanhados por vários senadores brasileiros e representantes de entidades de defesa dos direitos humanos. Entre 350 e 400 brasileiros estão presos atualmente nos quatro centros de detenção de imigrantes ilegais do Texas, nas cidades de San Antonio, El Paso, Laredo e Harlingen.

O número de brasileiros deportados dos Estados Unidos explodiu nos últimos anos.

De 202 em 2000 e 500 em 2001, o número saltou para 1.376 em 2002; 2.414 em 2003; e 4.402 entre outubro do ano passado e junho deste ano. Normalmente, os brasileiros são deportados em vôos da American Airlines a partir de Dallas, mas a lotação dos vôos por causa das férias nos Estados Unidos tem limitado o embarque. O governo americano embarca, em média, seis passageiros em cada vôo, três vezes por semana.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
273