DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Etiqueta do WhatsApp

Sem dúvida nenhuma, a comunicação entre as pessoas através do WhatsApp é a forma mais prática e conveniente nos dias atuais. Podemos enviar e responder mensagens, fotos, vídeos para qualquer parte do mundo em questão de segundos. Mas também é necessário que tenhamos certos cuidados, para não nos tornarmos inconvenientes. Procure lembrar destas pequenas “regrinhas” na hora de usar o WhatsApp:

• O WhatsApp nos permite saber se a mensagem chegou ao destino, se a pessoa está online e se ela a leu. Porém, precisamos entender que nem sempre é possível que a outra pessoa nos responda imediatamente, pois pode estar ocupada com uma outra conversa, pode estar trabalhando, e outros motivos também. Entretanto, ler uma mensagem e não responder, quando possível, é um pouco rude da nossa parte. Se nosso assunto é de extrema urgência, o mais correto seria fazermos então uma ligação.

• Ao menos que a mensagem seja de urgência, devemos ter bom senso quanto ao horário apropriado para envia-la. Durante o trabalho, depois das dez da noite e antes das oito da manhã, elas devem ser evitadas.

• Mesmo que o assunto da mensagem seja interessante para postar na mídia social (Facebook, Instagram, Tweeter), antes devemos pedir permissão para tal, pois com certeza foi feito em caráter privado (individual ou para um determinado grupo).

• Devemos evitar ao máximo criar grupos com muitos participantes. Mesmo que nossa intenção seja para enviar notificações ou atualizações de algum assunto, podemos já imaginar o transtorno que nos causa se todos resolvem mandar um simples OK.

• Quando participamos de um grupo, nossas mensagens devem ser de interesse de todos. É constrangedor quando queremos falar apenas com um integrante através do grupo. Neste caso, devemos enviar uma mensagem diretamente para o numero privado da pessoa.

• Se o grupo no qual participamos é para um especifico assunto, de um determinado projeto que está sendo executado, enviar mensagens com outros conteúdos devem ser enviadas.

• É preciso participas do grupo, ou seja, se somos convidados para fazer parte, é porque nossa opinião é importante. Portanto, sempre devemos expressa-la de uma forma respeitosa.

• Ao enviarmos uma mensagem, ela deve ser de fácil entendimento. Muitas vezes querendo abreviar as palavras ou usando apenas “emojis”, poderemos dar duplo sentido ao que realmente estamos querendo dizer.

• Mesmo com aquele grupo especial de amigos para enviar mensagens de apoio, piadas, receitas, ou etc. no dia-a-dia, também não devemos mandar a cada cinco minutos e tão pouco a qualquer hora do dia.

• Quando em dúvida sobre uma mensagem recebida, como notícias políticas, ou sobre uma determinada pessoa, não devemos repassa-la antes de nos certificarmos sobre a veracidade da mesma.

• O áudio é muito bom e prático, mas nem sempre a outra pessoa pode ouvir, pois pode estar em alguma reunião ou em qualquer lugar público onde não pode falar. Portanto, é melhor deixarmos para uma situação de emergência onde realmente falar seria melhor do que digitar.

• Por último, precisamos ter cuidado com tudo que compartilhamos no WhatsApp ou qualquer rede social, pois estes ficarão sempre gravados, mesmo que deletados.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,,

Cristina Felix
Cristina Felix
Cristina Felix, natural de Santa Catarina, vive nos Estados Unidos há 16 anos. Ex-agente de viagens, atualmente é professora particular de Etiqueta Social e Boas Maneiras.
224