DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Derrota do Lula no mínimo pode atingir mercados, diz jornal

O jornal Financial Times afirma hoje que a derrota do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na votação do Senado em torno do salário mínimo foi danificadora. Segundo diário britânico, o aumento no mínimo poderia elevar os gastos públicos em mais de US$ 5 bilhões. “A proposta poderá ainda ser derrotada na Câmara ou vetada pelo presidente”, disse o FT. “Mas mesmo que o governo consiga os votos necessários, seria politicamente negativo para o governo derrubar um generoso aumento de salário antes das eleições gerais no próximo ano.”

O FT observa que o episódio reflete as maiores dificuldades que Lula provavelmente enfrentará no restante de seu mandato, resultantes do escândalo de corrupção “que desmembrou sua coalizão governista e mergulhou o Congresso numa febre investigatória”.

Segundo o FT, isso poderá também “mudar o humor dos mercados, que alguns analistas políticos sugerem que estão subestimando o risco de um presidente enfraquecido”. Segundo o diário, em resposta à crescente pressão, o presidente Lula embarcou numa estratégia ofensiva de relações públicas.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
152