Los Angeles
–
Ele é bonito, simpático, talentoso e brasileiro! Estamos falando do ator estreante Gabriel Sousa, um brasileiro radicado em Los Angeles que também morou na Flórida.Gabriel começou a atuar quando tinha 12 anos no teatro em Margate (FL) com o professor Tony Kessler, chegando a atuar em peças, como o musical Guys and Dolls, de Frank Loesser, baseado no livro de Jo Swerling e Abe Burrows.
O musical também teve várias adaptações ao longo dos anos, assim como um filme em 1955, com os atores Marlon Brando e Frank Sinatra. E foi assistindo a esse longa que Gabriel descobriu a sua maior referência como ator, o ator Marlon Brando.
Mesmo com essa paixão pelos palcos e a atuação, ele se formou em Finanças e Marketing pela Florida State University.
Fluente em português, inglês e espanhol, Gabriel deu um impulso na carreira artística em uma campanha publicitária internacional da escola de idiomas CCAA, ao lado do ator americano Bruce Willis, que foi ao ar não só no Brasil como em toda a América Latina, que segundo ele, “foi uma graça do destino”.
Nesse momento, Gabriel já estava com 23 anos e tinha voltado a morar no Brasil.
A campanha decolou e o CCAA resolveu criar mais dois comerciais, com os atores Samuel L. Jackson e Megan Fox. Essa trilogia de comerciais foi um sucesso e ainda é considerada umas das maiores referências de campanha publicitária no Brasil e colocou Gabriel lado a lado com atores internacionais famosos.
“Foi assim que caí de novo nessa carreira, é uma paixão minha, é o que me inspira, e quero fazer isso a minha vida toda”, disse o goiano. Sendo assim, Gabriel resolveu mudar para a Califórnia para prosseguir a sua carreira no cinema e na televisão em Hollywood.
“Eu quero que o público brasileiro tenha orgulho de mim aqui no exterior, porque eu cresci aqui, mas eu quero ser o tipo de ator que pode trabalhar nos dois países, no Brasil e nos Estados Unidos”, conta ele sobre seu objetivo na carreira que está começando a deslanchar na terrinha do Tio Sam.
No domingo, 18, foi realizada a pré-estreia do curta-metragem "Free Way", durante à nona edição do Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF). "Free Way" é um projeto de Gabriel em conjunto com a atriz ex-Malhação, Gabi Lopes, o qual eles criaram, atuaram e Gabriel ainda acabou acumulando a função de produtor. "Free Way" conta a história de Brad e Claudia, um jovem casal que se rebela contra a sua privação do sonho americano.
“Ser produtor é sempre mais complicado porque tem o lado não criativo, o lado realista da coisa. A gente precisa achar os locais, ter a câmera, os equipamentos. É um jogo diferente, pois você tem de balancear as duas funções: como ator, eu quero me entregar; e como produtor eu tenho que estar em cima de tudo. Mas valeu a pena e eu pude ter um controle maior da parte criativa”, conta.
Segundo o ator, o curta lhe deu a possibilidade de explorar uma “icónografia da Califórnia, o carro clássico, a rebeldia do jovem, esse feeling de que vendem um sonho que nunca conseguimos atingir”.
Além de "Free Way", Gabriel também está em cartaz com o longa independente "Anna", que conta a verdadeira história de uma menina de seis anos que luta contra o câncer enquanto seu primo batalha na guerra no Afeganistão. Eles acabam se correspondendo mesmo nunca tendo sido apresentados pessoalmente.
“Foi uma experiência impar, foi incrível, até porque foi uma história real. E ser um ator em uma história real tem uma outra responsabilidade, tem um outro peso. Eu, como ator, quero contar esse tipo de história, que toca as pessoas”.
Se um dia se arriscaria na direção? “Sim, tenho vários planos! Na verdade, estou me sentindo com toda a empolgação e confiança de fazer isso agora. Estou escrevendo também e tenho um bom grupo ao meu redor e, com certeza, algo vai sair logo, logo”, adianta entusiasmado.E ele não para por aí. Gabriel acabou de atuar em espanhol no longa "Among Thieves", do diretor K.C. Schrimpl, que ainda não tem data prevista de estreia. Em breve, ele também estará no curta November 13, que inicia as filmagens em outubro.