DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Consenso na imigração.

Finalmente um consenso foi alcançado no tema imigração. Não, não entre os políticos, que não conseguem entender-se quanto a uma reforma racional da imigração. O entendimento acontece entre economistas profissionais.

Em uma carta aberta promovida pelo Independent Institute, dirigida ao Presidente Bush e ao Congresso, na semana passada, mais de 500 renomados economistas, incluindo quatro prêmios Nobel, concluíram que a “imigração tem sido um ganho líquido para os cidadãos norte-americanos”.

A carta acrescenta que “enquanto uma pequena percentagem de norte-americanos nativos pode sentir-se prejudicada com a imigração, a vasta maioria dos cidadãos americanos beneficia-se da grande contribuição que os imigrantes fazem à economia, incluindo baixos preços ao consumidor.

O documento observa que os ganhos proporcionados pela comercialização de produtos e serviços de e para os imigrantes, superam as perdas”, um ponto de vista já anteriormente defendido, inúmeras vezes, por Alan Greenspan, enquanto ocupou o cargo de presidente do Banco Central norte-americano, o Federal Reserve.

O que mais chama a atenção no documento, é que ele é assinado por economistas de diferentes tendências políticas e ideológicas, e diferentes áreas da pesquisa econômica. É possível que enhum outro tema na área econômica, com exceção dos benefícios do livre mercado, tenha inspirado nas últimas décadas, tal unanimidade entre economistas como o tema imigração.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
222