DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Começando o ano escolar com boas maneiras

É hora de voltar às aulas e boas maneiras na escola é muito importante. Nossos filhos vão conviver por boa parte do dia com vários colegas de aula, além dos professores e demais pessoas que fazem parte do estabelecimento, como seguranças, merendeiros, secretárias. Não devemos esquecer que a boa educação começa em casa, e que o comportamento dentro da escola, geralmente reflete os ensinamentos dados por nós pais.

Mesmo que tenhamos certeza desta boa educação que damos a eles, é sempre bom lembra-los de alguns comportamentos essenciais para a boa convivência no dia a dia.

1. Respeitar o horário: explicar a importância de chegar no horário pré-estabelecido pela escola e/ou ônibus escolar.

2. Roupa: usar o uniforme solicitado pela escola ou os tipos de roupas que podem ou não ser usados, caso não tenha uniforme. Normas devem ser seguidas para que eles não corram o risco de serem barrados na entrada.

3. Respeitar o professor: devemos sempre lembrá-los que a autoridade máxima na sala de aula é o professor. É dever do aluno respeitá-lo sempre.
4. Por Favor, Obrigado(a), Com Licença: três palavras simples, mas que devem ser sempre usadas quando necessário.

5. Cumprimentar a todos: um bom dia, uma boa tarde ou boa noite para todos que encontrar como amigos, professores, e os demais funcionários, é sempre bem-vindo.

6. Respeitar a privacidade dos outros: não mexer na mesa, na bolsa ou mochila dos demais alunos sem a permissão deles, nem ler qualquer coisa que não lhe pertença.

7. Material emprestado: se necessário pedir alguma coisa emprestada, sempre devolver.

8. Apelidos: devem ser evitados de qualquer forma, pois podem magoar a pessoa.

9. Zelo da escola: não escrever nas paredes ou mesas, não bater as portas, manter banheiros e salas de aulas limpos. Enfim, deixar sempre tudo limpo e organizado.

10. Respeitar os colegas: respeitar as diferenças dos colegas de escola (religião, cor, maneira de falar, de se vestir, etc.). Discriminação é inadmissível.

11. Não falar palavrões: em nenhum momento devem ser ditos, principalmente em ambiente escolar.

12. Não ser inconveniente: não gritar ou rir de uma forma para chamar a atenção dos outros, interromper o trabalho alheio para bater papo ou fazer piadas desnecessárias de alguma coisa ou situação.

13. Escutar o professor: o professor está ali para orientar e ajudar, portanto ouvir atentamente é muito importante.

14. Na cafeteria: fazer a refeição sentado e com modos, não falando de boca cheia e deixar o local limpo quando sair. Respeitar do lanche quando houver uma. Não fazer “guerrinha” de comida com os outros.

15. No ônibus: respeitar o motorista e os demais colegas. Evitar brigas e algazarras que comprometam a segurança de todos.

16. Smartphones e tablets: o uso deles devem seguir as regras pré-determinadas pela escola, para evitar aborrecimentos.
Um bom ano escolar a todos!

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,

Cristina Felix
Cristina Felix
Cristina Felix, natural de Santa Catarina, vive nos Estados Unidos há 16 anos. Ex-agente de viagens, atualmente é professora particular de Etiqueta Social e Boas Maneiras.
227