DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Começa remoção de colonos da principal colônia

A retirada à força dos colonos judeus de Neve Dekalim, principal colônia da Faixa de Gaza, começou na manhã desta quarta-feira, disse um porta-voz do Exército israelense. “As forças do Exército e da polícia entraram em Neve Dekalim. Chegamos à etapa de conclusão da retirada”, afirmou o porta-voz. “Nossas forças estão aqui para aplicar a lei de retirada”, acrescentou. Os soldados chegaram na entrada principal da colônia às 8 horas, horário local (2 horas de Brasília).

Centenas de jovens militantes ativistas tentam impedir a remoção dos colonos. Já ocorreram confrontos entre soldados e colonos entrincheirados em três sinagogas.

O oficial da polícia Avi Zelba informou que 10 mil agentes e soldados participam da remoção dos colonos em Neve Dekalim. Segundo um porta-voz militar, os soldados “tratarão de forma diferente os habitantes da colônia e os que chegaram de forma ilegal”.

“Atuaremos de modo particular e profissional com os habitantes. Os outros serão expulsos sumariamente e levados para um centro de detenção em Beersheva”, no sul de Israel.

Os colonos e ativistas em Neve Dekalim estão agrupados e muitos incendiaram pneus, que espalham um densa fumaça negra pela colônia. Entre 500 e 1.000 jovens, a maior parte procedente de Israel e das colônias da Cisjordânia, estão reunidos na maior sinagoga de Neve Dekalim.

O prazo para a saída voluntária dos colonos israelenses da Faixa de Gaza terminou à meia-noite de terça-feira (18h de Brasília)

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
152