DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Cientistas querem povoar os EUA com animais selvagens

Um grupo de pesquisadores quer estimular a presença de animais selvagens como leões, elefantes e camelos em algumas regiões dos Estados Unidos, afirma a revista científica Nature.
O projeto é chamado Pleistocene – uma referência ao período Pleistoceno, entre 1,8 milhão e 10 mil anos atrás, quando a América do Norte tinha uma fauna muito mais diversificada.

Na opinião dos cientistas da Universidade Cornell, a iniciativa ajudaria a preservar espécies africanas ameaçadas de extinção, além de gerar empregos.

Eles sustentam que uma “megafauna” pode ajudar a manter o equilíbrio de ecossistemas, além de estimular a biodiversidade.

‘Loucos’

“Quando temos apenas 10 minutos para apresentar nossas idéias, as pessoas pensam que somos loucos”, afirma Harry Greene, professor de ecologia e biologia evolucionária em Cornell.

“Mas quando as pessoas escutam a versão de uma hora, elas percebem que não pensaram tanto sobre este assunto quanto nós. No momento, investimos todas as nossas esperanças de megafauna em um continente: a África.”

A chegada do homem ao continente americano – há cerca de 13 mil anos, segundo a teoria mais aceita – levou muitos animais de grande porte, como algumas espécies de chitas e antílopes, à extinção.

Os pesquisadores dizem que, ao trazer da África alguns animais que poderiam interagir com outros existentes, o vácuo deixado pela extinção das espécies seria preenchido.

Entre os animais que poderiam substituir aqueles que deixaram de existir no Pleistoceno estão cavalos selvagens, camelos, elefantese leões.

“É óbvio que será difícil conquistar a aceitação do público, principalmente quando se fala em reintroduzir predadores”, explica Josh Donlan, um dos principais cientistas do projeto na Universidade Cornell.

“Teremos de ver grandes mudanças de atitude. Isso inclue perceber que os predadores têm um papel natural, e que as pessoas terão de tomar precauções.”

Segundo Donlan e seus colegas, o projeto geraria muitos empregos no ecoturismo e ajudaria as economias debilitadas das pradarias do centro dos Estados Unidos e da região sudoeste do país.

A intenção dos idealizadores do projeto é começar a povoar terras de propriedade privada com os animais selvagens.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
164