DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Celebrando a Páscoa

Share

O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do termo latim Pascal. Entre os hebreus, o termo Pesach significa “passagem”.

A Páscoa Judaica comemora o êxodo do povo Judeu do Egito, aproximadamente 1250a.c., onde eles ficaram aprisionados por vários anos pelos faraós. Ela também lembra a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, fugindo do Egito, após serem libertos por Moisés.

É tradição nesta data comer o “Matza”, que é um pão sem fermento, para lembrar que como tiveram que fugir rapidamente, não houve então, tempo suficiente para fermentar o pão. Para os cristãos, esta data é muito importante, pois é quando se comemora a ressurreição de Cristo. Ela é interpretada como a passagem para novos tempos e novas esperanças para a humanidade.

Vamos saber então porque o ovo e o coelho são, hoje, símbolos da Páscoa:

Ovo: é considerado símbolo de nascimento e da vida. Presentear com ovos é um costume antigo, comum entre os povos da região do Mediterrâneo, do Leste Europeu e do Oriente. Para comemorar a chegada da primavera, os ovos de galinha eram cozidos e pintados para lembrar a esperança de fertilidade do solo e de abundantes colheitas. Alguns acreditavam que os ovos decorados tinham o poder mágico de trazer felicidade, prosperidade, saúde e proteção. Mas, foram os franceses, mais tarde, que tiveram a ideia de fazer ovos de chocolate para presentear e que perpetua até nos dias de hoje.

Coelho: há muitas versões para o real motivo pelo qual o coelho está relacionado à Páscoa. A mais conhecida é de que ele é o símbolo da fertilidade, pois se reproduz com facilidade, gerando grandes ninhadas e representa vida em abundância, lembrando o lema dos cristãos: “vida nova”. Também para o cristianismo, o coelho é uma metáfora para representar a igreja, que espalha a palavra de Deus e todos os povos, com grande produtividade.

Você que vai comemorar em casa, recebendo familiares, amigos ou presentear alguém neste dia tão especial, espero que goste destas sugestões. Feliz Páscoa a todos!

Baixe nosso app:

Comments

comments

Share

Tags:

Cristina Felix
Cristina Felix
Cristina Felix, natural de Santa Catarina, vive nos Estados Unidos há 16 anos. Ex-agente de viagens, atualmente é professora particular de Etiqueta Social e Boas Maneiras.
488