DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Ceará: Um mar de belezas naturais.

Imagine um lugar com sol praticamente o ano inteiro, 573 quilômetros de praias com águas mornas e cristalinas e areia branca, e como se não bastasse, serra, sertão, uma infinidade de cores, sabores e natureza, e um povo tão acolhedor e hospitaleiro que quase não dá pra acreditar. Assim é o Ceará, estado que marca o limite entre as regiões Nordeste e Norte do Brasil.

São cenários paradisíacos – dunas, falésias, coqueirais e vegetação nativa – alguns já consagrados por viajantes experientes como entre os mais belos do planeta, como é o caso das praias de Jericoacara e Canoa Quebrada.

Jericoacoara – Dunas móveis, coqueirais e mangues acompanhados por águas cristalinas. Não é à toa que Jeri foi eleita como uma das dez mais belas praias do mundo, pelo jornal norte-americano The New York Times. Com suas águas mornas e doces formando piscinas naturais, a praia incita ao relaxamento. No meio da areia fina, formações rochosas compõem a Pedra Furada, um dos mais importantes cartões postais cearenses. A aparência de vila de pescadores esconde uma excelente infra-estrutura.

Canoa Quebrada – A energia positiva dos hippies da década de 70 – seus descobridores – permeia os quatro cantos de Canoa Quebrada. As falésias coloridas bordadas com a dupla lua e estrela – símbolo da cidade – a água esverdeada e a visão mágica do pôr-do-sol de cima de uma duna transformaram a praia em um verdadeiro ícone da beleza litorânea do Estado. As belezas da praia já foram, inclusive, cenário para produções do cinema nacional.

Ao lado das belezas naturais, Canoa traz uma noite bem diversificada, com agitos para todas as “tribos”, sendo uma das mais animadas do litoral cearense. Do reggae ao forró, com direito também a música eletrônica.

Uma boa dica de refeição e bom atendimento é o restaurante Bom Motivo do querido Chico Ló, que recebe os clientes como se fossem membros da família. A Lagosta é imperdível e a vista do restaurante não tem igual em Canoa Quebrada.

Cumbuco – A areia branca das dunas do Cumbuco faz dos passeios de buggy uma aventura única e indescritível. Para um passeio mais leve, os jegues e cavalos são a alternativa. Já para sentir o mar bem de perto, há os passeios de jangada. A culinária, essencialmente à base de frutos do mar, deixa o turista com água na boca.

Porto das Dunas – É onde stá localizado o Beach Park é uma diversão à parte. Um grande complexo turístico que envolve um parque aquático – o maior à beira-mar do mundo, com toboáguas, cachoeiras, lanchonetes, restaurantes, passeios ecológicos, e vôos de helicóptero e ultraleve – e um resort, com suítes de frente para o mar, academia de ginástica, cinema, salão de jogos e outros atrativos.

De acordo com dados da secretaria de Turismo do Ceará, o estado recebeu em 2005 quase 2 milhões de visitantes, sendo 83% para turismo de lazer, e os demais para eventos e negócios. Em 2005, os Estados Unidos responderam por 6% do total de visitantes. A previsão para 2007 é que este índice chegue a 12%. Mas a maior presença mesmo continua sendo de brasileiros, 38,8% da região Sudeste e 36,6% da própria região Nordeste, em 2005.

Uma das referências em matéria de acomodação é o hotel Gran Marquise, da rede Sol Meliá, localizado na praia de Mucuripe, na capital cearense. Com 230 quartos elegantemente decorados, o hotel, de categoria luxo, está situado a 12 Km do centro da cidade, e oferece completa infra-estrutura, incluindo dois restaurantes, 12 salas de reuniões, fitness center, piscina, saunas seca e a vapor, jacuzzi e serviço de massagens.

Capital do estado, Fortaleza é uma matrópole moderna.que convida à celebração. A vida noturna não perde o ritmo nenhum dia da semana. “A mais animada noite de segunda-feira do mundo acontece aqui”, diz o proprietário da tradicional casa noturna Pirata, localizada na praia de Iracema, área nobre da capital.

A casa, especializada em forró, oferece a todos os visitantes a chance de aprender o forró, dança típica local, e a famosa quadrilha de São João. A banda que anima a casa noturna toca de tudo de Axé a Rock in Roll. Vale a pena curtir a noite no Pirata.

O sertão compõe cerca de 57% dos 143 mil quilômetros quadrados do estado Nesta região, a maior parte do ano registra temperaturas entre 32º e 33ºC, com quedas para 23ºC no período da noite. Em Canindé freqüentemente acontecem romarias, nas quais devotos de São Francisco de Assis comemoram as graças alcançadas e louvam o santo milagroso. Em Quixadá, atrai turistas interessados em passeios ecológicos e esportes radicais como rappel, vôo livre ou off-road.

O artesanato é uma atração à parte. Redes, rendas de bilro, labirintos, filés, bordados e crochês: as manufaturas em fibras de algodão, herança feminina da colonização portuguesa, estão entre as mais expressivas manifestações do apreciado artesanato cearense.

Entre as genuinas expressões da cultura cearense, a mais saborosa de todas é a culinária, que inclui uma grande variedade de pratos à base de frutos do mar, além de especialidades típicas como baião-de-dois, paçoca, rapadura e a inconfundível cachaça. A variedade de frutas, sucos e sorvetes reúne nada menos que 60 tipos diferentes.

O caju, fruta típica da região nordeste, acabou tornando-se elemento básico da culinário. Acredite se quiser, no Ceará é possível experimentar até quibe de Caju e hamburguer de Caju.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
223