DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Casos de dengue crescem 60% em cidades pernambucanas.

Cerca de 60% dos municípios de Pernambuco estão contabilizando um aumento do número de casos de dengue, este ano, em comparação com os primeiros seis meses do ano passado. O estado registrou mais de três mil casos de dengue e passou a ocupar o terceiro lugar no Nordeste com maior incidência da doença, ficando atrás somente da Bahia e do Ceará.

A informação foi dada hoje, pelo consultor do Ministério da Saúde para o Programa de Dengue, Wellington Tavares. Ele falou na abertura do curso de atualização promovido pela Secretaria Estadual de Saúde, no Hotel Vila Rica, em Boa Viagem, para médicos, enfermeiros e representantes de laboratórios. “Nossa preocupação é de que os médicos fiquem sempre atentos para que nenhum caso de dengue passe despercebido”, enfatizou.

De acordo com Romildo Assunção, gerente de Epidemiologia da secretaria, a iniciativa de capacitar os profissionais decorreu do fato de a dengue – causada por vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti – poder ser confundida com outras doenças como leptospirose, gripe, rubéola e sarampo.

Ele disse que a expectativa é de que após o treinamento os profissionais de saúde possam diagnosticar e tratar rapidamente os pacientes, evitando que a doença evolua para forma grave, a hemorrágica, que pode levar à morte.

Assunção destacou a importância da população participar do processo de mobilização, de modo a evitar a propagação da doença.”Pode ser fazendo o saneamento domiciliar, por meio da destruição dos criadouros do mosquito, já que 90% dos focos de dengue estão na água acumulada em reservatórios dentro das casas”, observou.

A capacitação dos profissionais de saúde que atuam no interior de Pernambuco já está ocorrendo desde o mês de janeiro.

Agência Brasil

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
223