DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Bush reitera compromisso de construir um continente em liberdade

O presidente George W. Bush disse nesta segunda-feira que os EUA “compartilham com a América Latina o compromisso de construir um continente de liberdade e prosperidade”.

Durante a XXXV Assembléia Geral da OEA, realizada desde ontem na cidade americana de Fort Lauderdale, Bush insistiu nos benefícios que o comércio trará à região e disse que “um dia, a corrente de liberdade também chegará às costas de Cuba”.

Em discurso em que insistiu nos laços que unem os EUA e a América Latina, Bush se referiu ao destino comum da América e enfatizou a importância de reforçar os laços comerciais em todo o continente.

Após falar da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e dos acordos bilaterais que os EUA têm com vários países, como o Chile, Bush mencionou especificamente o tratado que assinou com a América Central e a República Dominicana, o Cafta.

Bush disse que esse tratado é “mais que um acordo comercial, é uma mostra do compromisso dos EUA com a democracia”. Por isso, pediu que o Congresso dos EUA aprove o acordo, que disse ser “uma oportunidade histórica para levar a prosperidade a países que não a conhecem”.

O presidente americano insistiu que é necessário que a América “abra suas portas para o comércio”. A América Central e o acordo comercial foram o assunto de grande parte do discurso de Bush, ciente das dificuldades de ratificação no Congresso dos EUA.

Também existem dúvidas nos países centro-americanos, mas o acordo já foi ratificado pelos parlamentos de El Salvador, Honduras e Guatemala.

O presidente disse que o pacto permitirá à população da América Central prosperar e viver melhor; e aos EUA, aumentar suas exportações e enfrentar os problemas de imigração

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
196