DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Brasileiro denuncia golpe de falsa oferta de emprego em Miami

A busca por um emprego é cheia de imprevistos. Uma delas é distinguir uma oferta verdadeira de uma falsa, principalmente em tempos de ofertas e entrevistas de emprego pela internet. Falsas agências de empregos e consultorias de recursos humanos tiram proveito do desespero de quem quer ingressar no mercado de trabalho, dentre eles muitos brasileiros nos EUA.

O brasiliense M. A., 30 anos, que mora nos EUA há dois anos e meio, mas recém se mudou para Miami, foi uma das vítimas desses golpes. M.A. buscava uma vaga de trabalho na área de assistente administrativo, na qual tinha experiência, quando viu uma oferta que se encaixava com o perfil exigido pelo anúncio no site Indeed.com.

O brasileiro fez o cadastro, enviou o currículo e obteve retorno poucos dias depois por email. “Eles dizem que as qualificações se encaixam e marcam entrevista também online, por email ou Hangout. Na maioria das vezes, eles se apresentam em nome de empresas grandes de fora dos Estados Unidos, como australiana, sueca, norueguesa e que realmente existem”, afirma.

Geralmente, as ofertas desse tipo de golpe são para trabalho pela internet. Para começar, segundo M.A., pedem que o candidato selecionado adquira materiais necessários, como laptop, softwares e uma impressora multifuncional. Para comprá-los, a pessoa recebe um cheque da empresa pelo correio e o utiliza em lojas com as quais a empresa tem “parceria”. “No meu caso, recebi um cheque de $1.930 dólares. Por isso, de início você não pensa que seja uma farsa”, salienta.

Cheque sem fundo

Cheque enviado pela suposta empresa de recrutamento ao brasileiro.

A pessoa que responde em nome da empresa contratante pede para depositar o cheque enviado pelo correio. Como o banco geralmente pede de um a dois dias e libera somente parte do dinheiro, o contratante orienta que o candidato pegue a parte liberada e complete o valor restante do próprio bolso para “agilizar” o processo.

“A partir daí, muda a conversa e pede então que seja comprado gift cards de empresas de eletrônicos e enviado os códigos para que a própria empresa contratante possa realizar a compra do material e, posteriormente, enviar ao funcionário. Nesse tempo, o banco descobre que o cheque é falso e o depositante fica com a dívida”, esclarece.

O assistente administrativo afirma que, de início, seguiu as orientações e depositou o cheque. Porém, começou a desconfiar quando o falso recrutador pediu a ele que completasse o valor até que o banco liberasse todo o dinheiro, comprando os gift cards e repassando os códigos.

“Percebi que a suposta empresa não mandaria os equipamentos. Continuei conversando com ele para saber melhor como funcionaria, mas registrei o caso como cybercrime no FBI e notifiquei o banco que bloqueou minha conta. Gostaria de alertar a comunidade brasileira sobre esse tipo de esquema”, relata. O caso do brasiliense está sob investigação.

Dicas de segurança

Em uma rápida pesquisa no site Indeed.com, é possível constatar outras pessoas que passaram pelo mesmo golpe e que alertam usuários da rede. Por isso, antes de se candidatar a um emprego on-line, especialmente ofertas de trabalho em casa, reveja fraudes desse tipo. Alguns sinais ajudam a determinar se uma vaga é falsa ou não. Se você não tem certeza, pesquise primeiro sobre a empresa para garantir que ela existe de fato e que a vaga é legítima. Os chamados “scammers” sabem que encontrar um emprego pode ser difícil e anunciam onde os empregadores reais e as empresas de colocação o fazem.

Típica mensagem enviada pelos falsos recrutadores ao candidato selecionado para “entrevista”

“Dear Applicant, Congratulations! Our recruitment team has received your resume via indeed referencing for the Administrative Assistant Position, We are very pleased with your listed qualifications and would like to conduct an online interview to discuss the duties within the job, along with the pay scale. Your information has been forwarded on to the Chief Human Resources Officer, Mr Butler Matthew, he will be conducting the interview via Hangout ( Chat Instant Messaging) Set up a Google Hangout and Invite Mr Butler Matthew Gmail Hangout Send Him an Invite and IM (butlerdeskroom02@gmail.com) for the Job Interview. This is our first step to proceed further. he will be expecting to hear from you soon, he will be on online waiting for you, Note, You are to search the Hiring Manager on google Hangout using his Email by Typing butlerdeskroom02@gmail.com on Google Hangout.”

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]

Tags: ,,

Arlaine Castro
Arlaine Castro
Arlaine Castro Mineira, formada em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTEMG). Traz em seu currículo experiências como assessora de comunicação, escritora, revisora e organizadora do livro Eta Babilônia. Atualmente é repórter do Gazeta News.
199