DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Brasil evita polêmica e vê relações

O Brasil considera “excelentes” as relações com a Argentina e vê no país vizinho um parceiro, segundo informou o Itamaraty, ministério responsável pela condução da diplomacia brasileira.

O governo preferiu não polemizar diante das informações publicadas no jornal argentino “Clarín” de que a Argentina estaria decidida a “endurecer” as relações com o Brasil.

De acordo com o Itamaraty, o Brasil não irá manter polêmica com a imprensa argentina nem pela imprensa. Como nada foi dito oficialmente ao governo brasileiro, não há o que responder, na avaliação do Ministério das Relações Exteriores.

“A gente não tem razão para querer polemizar com os argentinos. Eles são nossos parceiros. As relações são muito boas, o comércio está em progressão e os contatos políticos são excelentes”, afirmou um assessor do Itamaraty.

Segundo a reportagem do “Clarín”, o presidente argentino, Néstor Kirchner, estaria cansado das travas econômicas brasileiras e da falta de apoio do governo à Argentina no FMI (Fundo Monetário Internacional) e do papel central que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria querendo exercer na região.

Não é a primeira vez que o governo argentino deixa vazar à imprensa ou faz críticas explícitas ao governo Lula. Entre outras coisas, Kirchner já criticou o Brasil por barreiras comerciais, para pressionar por investimentos da Petrobras no país vizinho e até mesmo quando Lula defendeu que o novo papa fosse brasileiro.

Além disso, Kirchner já se ausentou de importantes reuniões entre líderes da América Latina e não apoiou decisões estratégicas do Itamaraty, como o lançamento de um candidato brasileiro à direção-geral da OMC e à defesa da ampliação do Conselho de Segurança da ONU com uma cadeira permanente para o Brasil.

O Itamaraty afirma, entretanto, que o presidente argentino deve comparecer à cúpula entre América do Sul e países árabes que acontece neste mês em Brasília.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
274