DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Ano de Lenine na França

Um concerto histórico e único. Na noite desta sexta-feira, o cantor e compositor Lenine se apresentou no lendário Le Zenith – onde Chico Buarque gravou outro histórico disco ao vivo – acompanhado pela Orchestre National d’Ile de France e por um coro de 1.500 jovens. Deslumbrante. O teatro lotado, com cerca de seis mil pessoas que esgotaram os ingressos há um mês, comprovou o que em poucos minutos se percebe ao se conversar com qualquer francês minimamente bem informado: Lenine é o mais celebrado e querido artista brasileiro no momento na França.

O sucesso pode ser medido – se é que isso é necessário – pelo apoio, raro nos dias de hoje, que a gravadora Sony-BMG vai dar ao artista para assegurar o lugar ao sol no grandioso mercado fonográfico francês, maior do que o brasileiro em qualquer número que se use como parâmetro. Lenine será o único artista do Brasil a ser lançado este ano na França. No dia 4 de outubro, o álbum “Lenine in Cité”, gravado no Cité de la Musique, teatro próximo e menor que o Zenith, chega a todas as lojas francesas. É o ano de Lenine na França.

O sucesso se deve às inúmeras viagens que o artista tem feito à Franca, diagnosticou o jornal “Liberation” em sua edição de sexta-feira. A publicação dedicou, além da foto na capa (única além da do primeiro-ministro francês, Dominique de Villepin), duas paginas, nas quais falava sobre a força do trabalho do “trovador”, que estabeleceu uma “efervescente” ligação entre a música do “Led Zeppelin e do mestre Jackson do Pandeiro”.

Por tremenda receptividade – que não ficou restrita ao Liberation, já que havia extensas matérias em toda a grande imprensa e nas TVs francesas – Lenine será também o artista brasileiro a fazer a mais longa turnê na França este ano, apesar da presença bastante freqüente do ministro Gilberto Gil na “Vielle Dame”. O cantor e compositor pernambucano, 46 anos de idade, vivendo no Rio desde os 20, se apresentaré no dia 16 de julho, na comemoração da Queda da Bastilha. Em agosto volta para mais quatro shows. Finalmente, em outubro, inicia a turnê de três meses pela França, podendo acrescentar outros paises europeus.

*O jornalista viajou a convite do Espaço Brasil.

Baixe nosso app:

Comments

comments

[apss_share]
Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
200