DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Algumas curiosidades de etiqueta pelo mundo

img_5908Existem umas regras de etiqueta que são consideradas “internacionais”, principalmente quando se trada de uma recepção com jantar com pessoas de vários países. Mas há também algumas que são especificamente características de certos lugares e que é sempre bom saber:

1. França: Quando à mesa, use sempre os talheres (menos para o pão, que pode ser dividido com a mão). Mantenha as mãos na mesa e cotovelos fora dela. Gorjetas em restaurantes são de 5% a 10% e 10% para táxis. Comprimente alguém apertando as mãos e, ao falar com estranhos, não chame pelo primeiro nome.

2. Itália: É considerado uma ofensa deixar a mesa enquanto outros estiverem ainda comendo. Antes de iniciar a refeição, deseje aos outros “bom apetite”. Talheres do lado direito do prato, significa que você já terminou. Normalmente a gorjeta já vem incluída na conta. Em conversas informais, tocar a outra pessoa é bem comum. Porém, sempre use “Sr. ou Sra.” quando não tão íntimos.

3. Alemanha: Guardanapo sempre no colo. Cotovelos fora da mesa e é recomendado não deixar nada no prato. Gorjetas de 5% a 10% em restaurantes e devem ser dadas na mão do garçon. Seja sempre pontual. Pontualidade é importantíssimo para o alemão. Não toque na pessoa enquanto estiver conversando.

4. Espanha: Jantares são servidos sempre mais tarde (entre 9 e 10 horas). Cotovelos fora da mesa. Gorjetas de 10% em restaurantes e sempre arredonde a conta. Vista-se de maneira sempre mais formal para a maioria das ocasiões.

5. Suíça: Não comece a beber antes de brindar. Cotovelos fora da mesa. Não peça sal e pimenta, você estará insultando o chef. Gorjetas não são esperadas. Não converse com as mãos nos bolsos.

6. Reino Unido: Não faça barulho ao tomar sopa. Cotovelos fora da mesa e nunca coma com a boca aberta. Gorjetas de 10% a 15% em restaurantes. Não é necessário gorjeja em pubs. Diga sempre: please, thank you and sorry. Mantenha sempre uma distância razoável da outra pessoa.

7. Arábia Saudita: Mantenha a mão esquerda longe da mesa e comida. Coma com a mão direita. Bebida alcoólica não é servida. Lave sempre as mãos antes de iniciar as refeições. Espere pelos mais velhos iniciarem a refeição. Gorjetas de 10%, se já não estiverem incluídas na conta. Remova os sapatos para entrar em casa. Nunca mostre a sola dos pés nem cruze as pernas no joelho.

8. China: Use somente “chopsticks” para comer. Nunca “refill” sua própria bebida, e sim de quem estiver em sua companhia. Vista-se de maneira mais conservadora. Gorjetas de 10% a 15% somente nos restaurantes em Honk Kong. Evite contato físico quando estiver conversando.

9. Japão: É normal fazer barulho ao tomar sopa. Experimente todas as comidas oferecidas. Nunca recuse o “sake”. Gorjetas são consideradas insultos. Remova os sapatos ao entrar em casa. Não demonstre muitas emoções em público.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Tags: ,

Cristina Felix
Cristina Felix
Cristina Felix, natural de Santa Catarina, vive nos Estados Unidos há 16 anos. Ex-agente de viagens, atualmente é professora particular de Etiqueta Social e Boas Maneiras.
423