DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Alemães vãos às urnas escolher seu novo líder

Teve início na manhã deste domingo a votação na Alemanha que vai decidir quem será o próximo líder do país.
A campanha eleitoral na Alemanha encerrou-se neste sábado depois de seis semanas de intenso trabalho do atual chanceler Gerhard Schroeder, do Partido Social Democrata, e Ângela Merkel, do Partido Cristão Democrata, de oposição,os dois candidatos principais para conquistar os votos dos indecisos.

As últimas pesquisas de opinião sugeriam que até 25% do eleitorado poderia chegar às urnas sem ter uma idéia formada sobre quem escolher para liderar o país.

Rompendo a tradição, romperam a tradição os dois candidatos realizaram comícios na véspera das eleições. Este dia normalmente era visto como uma pausa para reflexão.

Economia

A última pesquisa de opinião ainda coloca os partidos de centro-direita, liderados por Ângela Merkel, na liderança com cerca de 51% das intenções de voto.

O partido Social Democrata do atual chanceler, Gerhard Schroeder, vinha fazendo progressos nessa etapa final da campanha.

Analistas dizem que Merkel poderia ter que formar uma coalizão com os Social Democratas se ela e seus aliados não conquistarem a maioria.

Os partidos de centro-direita têm criticado o governo no combate ao desemprego e prometeram profundas reformas econômicas.

Pressão

Se eleita, Merkel se tornará a primeira mulher chefe de Estado na Alemanha.

Os Social Democratas dizem que suas reformas finalmente vêm apresentando resultado.

Na sexta-feira, Schroeder disse que os alemães devem decidir pelo candidato “capaz de suportar a pressão externa e se representar os melhores interesses da Alemanha”.

Na eleições de 2002, sua resistência à guerra do Iraque lhe rendeu votos.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Gazeta Admininstrator
Gazeta Admininstrator
152