DESDE 1994 SERVINDO À COMUNIDADE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS.

Breaking news

Abreviaturas e símbolos: como usá-los corretamente?

Share

relogioVejo diversos cartazes, informativos, recados e até documentos oficiais com uma enorme variedade de formas para utilizar símbolos, siglas e abreviaturas. E os “equívocos” mais comuns são os relacionados às formas de representação das unidades de tempo.

Por exemplo: como você faz o símbolo de horas em: “hoje, o jantar será às 20 horas”?

Em casos como esse, vejo por aí muitas colocações distintas: h, hs, hrs, H, HS, HRS e até os famosos dois pontos ( : ). Mas qual será, então, a forma correta?

Na década de 1960, o Brasil adotou o Sistema Métrico Decimal, no qual as unidades básicas de medida eram o metro, o litro e o quilograma, por exemplo. Com o passar do tempo e o desenvolvimento da ciência, essas unidades precisaram ter medições mais precisas. Dessa forma, é organizado o padrão do Sistema Internacional de Unidades (SI), com as seguintes convenções:

1 metro = 1 m
2 metros = 2 m
1 hora = 1 h
2 horas = 2 h
1 litro = 1 l
2 litros = 2 l
2 quilos = 2 k
1 minuto = 1 min
45 minutos = 45 min

Percebeu que não há variação do símbolo, mesmo com números plurais?

É muito importante saber que os símbolos que representam as unidades dentro do padrão do Sistema Internacional de Unidades não são abreviaturas! Isso mesmo! Não são abreviaturas.

Eles são símbolos representativos de medidas padronizadas, e não abreviaturas. Então, não admitem ponto e não têm plural. Simples assim. Seja para indicar 1 hora ou 5 horas, o símbolo será apenas “h”. Vou exemplificar para ficar mais fácil e útil.

Se um jogo de futebol começar às dezessete horas e quarenta e cinco minutos, por exemplo, como você deve escrever o símbolo de horas e minutos, de acordo com o padrão SI que conversamos?

O correto seria: 17h45min (sem ponto depois do fim e sem qualquer alteração por conta do número plural). Nesse caso, é facultativo o uso de “min” ao lado de minutos pelo fato de que fica evidenciado que se trata de minutos, logo depois de horas. Portanto, você pode escrever 17h45.

De acordo com o padrão SI, não existe “hs” ou “hrs”, seja na forma minúscula ou na forma maiúscula. O símbolo de hora ou horas é “h”, sempre minúsculo. O mesmo raciocínio vale para metros e litros. O símbolo será mantido “m” para metro ou metros e “l” para litro ou litros.

No caso do exemplo citado no primeiro parágrafo deste texto, o correto seria: “hoje, o jantar será às 20h”.

Como eu sempre digo, por mais que a gente discuta bastante aqui a questão do uso, é fundamental para todos os usuários o conhecimento dos padrões gramaticais normativos da língua.

A gente vai continuar discutindo o registro brasileiro do Português para chegarmos a um idioma mais vivo e real. Contudo, paralelamente, é necessário, sim, conhecer e entender as regras. Afinal, precisamos delas para uma comunicação de uso formal.

Baixe nosso app:

Comments

comments

Share

Tags: ,

Rodrigo Maia
Rodrigo Maia
Graduado em Jornalismo, Radialismo e Letras, Rodrigo Maia é especialista em Língua Latina e mestre e doutor em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Atua há 16 anos em redações de jornalismo, em grandes emissoras de TV. Atualmente é colunista da Rede Record e biógrafo na Companhia Editora Nacional (IBEP). Há 12 anos, ministra aulas de Língua Portuguesa na PUC-SP, na Faculdade Belas Artes e no Centro Universitário Ítalo-Brasileiro. Como pesquisador, atua no Núcleo de Apoio à Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa, na USP. Nos Estados Unidos, é membro da American Organization of Teachers of Portuguese. Participe! Mande suas dúvidas para o e-mail rodrigo@gazetanews.com. Quero fazer os textos dessa coluna de acordo com o que os leitores precisam e querem saber. Espero sua mensagem!
125