A aprovação do registro da primeira vacina contra a dengue no Brasil saiu esta semana. Trata-se da Dengvaxia, da francesa Sanofi Pasteur. Já liberada para comercialização pela Anvisa, falta ainda a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos definir o valor de cada dose - o que pode demorar em média três meses. A vacina poderá ser aplicada em pessoas com idade entre 9 e 45 anos. O medicamento será disponibilizado para a rede particular de laboratórios. Definido o preço, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS vai avaliar se vale a pena incorporar o produto ao sistema público de imunizações. O governo vai avaliar custo, efetividade e impactos epidemiológico e orçamentário da incorporação da mesma.
Fogaréu
No norte da Espanha, bombeiros lutavam no início desta semana contra mais de 130 incêndios florestais. De acordo com a imprensa local, os focos arrasaram mais de 2 mil hectares na região da Cantábria, graças aos fortes ventos que atingiam a região.Cerca de 99% dos incêndios são de origem criminosa, obra de pessoas mal intencionadas que se aproveitam das circunstâncias climáticas, já que desde setembro não chove.
Agora, vai. Será?!
A reforma da Previdência, novas concessões de portos e aeroportos e medidas como a simplificação do sistema tributário e financiamento de longo prazo foram a pauta de reunião entre a presidente Dilma Rousseff (PT) com ministros da área econômica e do núcleo político esta semana. Dilma, que passou o Natal com a família em Porto Alegre, e, no sábado, 26, sobrevoou o município de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, afetado por fortes chuvas e enchentes, “startou” o trabalho dos novos ministros da Fazenda, Nelson Barbosa, e do Planejamento, Valdir Simão.Resgate em massa
Parece inacreditável, mas mais de 4 mil migrantes foram resgatados no Canal da Sicília, no Mediterrâneo, durante o fim de semana de Natal em várias operações conduzidas pela Marinha e pela Guarda Costeira italianas.De acordo com comunicado do comando-geral da Guarda Costeira, entre sexta-feira, 25, e domingo, 27, “mais de 3 mil pessoas foram resgatadas em 28 operações”. Só na última segunda-feira, um outro grupo de 931 migrantes chegou ao Porto de Palermo a bordo de um navio mercante norueguês.
TV Armas
A cada ataque, o debate sobre a venda de armas nos EUA ressurge. No começo do mês, com a morte de 14 pessoas na Califórnia, uma vez mais o tema veio à pauta. Porém, esse comércio é tão forte no país que foi lançado (pasmem) um canal de TV só pra vender armas.Um novo canal a cabo vai exibir revólveres, pistolas automáticas, armas de caças e fuzis 24 horas por dia. Tudo poderá ser comprado por telefone. Os Estados Unidos têm cerca de 330 milhões de habitantes, e calcula-se que essa população possua mais de 370 milhões de armas.
Happy New Year! Desejo que 2016 seja o melhor ano de sua vida!
Rapidinhas
• O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe disse esta semana que o acordo entre o Japão e a Coreia do Sul sobre as escravas sexuais durante a II Guerra Mundial abre uma “nova era” nas relações entre os dois países. A península da Coreia foi colônia japonesa desde 1910 até 1945. • O governo de Israel vai reativar e ampliar planos para a construção de habitações para colonos judeus numa área da Cisjordânia conhecida como E1, afirmou a organização não-governamental (ONG) Peace Now. Segundo a ONG, o Ministério da Habitação prevê a construção de 55.548 casas na Cisjordânia, das quais mais de 8.300 na E1.Bola dentro
As vendas de Natal deram um alento ao comércio na maioria das capitais brasileiras.Bola fora
O número crescente de mortos pelos tornados no sul dos EUA neste fim de ano.