Xô, dengue!

Por Daniel Galvão

dengue

A aprovação do registro da primeira vacina contra a dengue no Brasil saiu esta semana. Trata-se da Dengvaxia, da francesa Sanofi Pasteur. Já liberada para comercialização pela Anvisa, falta ainda a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos definir o valor de cada dose - o que pode demorar em média três meses. A vacina poderá ser aplicada em pessoas com idade entre 9 e 45 anos. O medicamento será disponibilizado para a rede particular de laboratórios. Definido o preço, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS vai avaliar se vale a pena incorporar o produto ao sistema público de imunizações. O governo vai avaliar custo, efetividade e impactos epidemiológico e orçamentário da incorporação da mesma.

Fogaréu No norte da Espanha, bombeiros lutavam no início desta semana contra mais de 130 incêndios florestais. De acordo com a imprensa local, os focos arrasaram mais de 2 mil hectares na região da Cantábria, graças aos fortes ventos que atingiam a região.

Cerca de 99% dos incêndios são de origem criminosa, obra de pessoas mal intencionadas que se aproveitam das circunstâncias climáticas, já que desde setembro não chove.

Agora, vai. Será?! A reforma da Previdência, novas concessões de portos e aeroportos e medidas como a simplificação do sistema tributário e financiamento de longo prazo foram a pauta de reunião entre a presidente Dilma Rousseff (PT) com ministros da área econômica e do núcleo político esta semana. Dilma, que passou o Natal com a família em Porto Alegre, e, no sábado, 26, sobrevoou o município de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, afetado por fortes chuvas e enchentes, “startou” o trabalho dos novos ministros da Fazenda, Nelson Barbosa, e do Planejamento, Valdir Simão. Resgate em massa Parece inacreditável, mas mais de 4 mil migrantes foram resgatados no Canal da Sicília, no Mediterrâneo, durante o fim de semana de Natal em várias operações conduzidas pela Marinha e pela Guarda Costeira italianas.

De acordo com comunicado do comando-geral da Guarda Costeira, entre sexta-feira, 25, e domingo, 27, “mais de 3 mil pessoas foram resgatadas em 28 operações”. Só na última segunda-feira, um outro grupo de 931 migrantes chegou ao Porto de Palermo a bordo de um navio mercante norueguês.

TV Armas A cada ataque, o debate sobre a venda de armas nos EUA ressurge. No começo do mês, com a morte de 14 pessoas na Califórnia, uma vez mais o tema veio à pauta. Porém, esse comércio é tão forte no país que foi lançado (pasmem) um canal de TV só pra vender armas.

Um novo canal a cabo vai exibir revólveres, pistolas automáticas, armas de caças e fuzis 24 horas por dia. Tudo poderá ser comprado por telefone. Os Estados Unidos têm cerca de 330 milhões de habitantes, e calcula-se que essa população possua mais de 370 milhões de armas.

Happy New Year! Desejo que 2016 seja o melhor ano de sua vida!

Rapidinhas • O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe disse esta semana que o acordo entre o Japão e a Coreia do Sul sobre as escravas sexuais durante a II Guerra Mundial abre uma “nova era” nas relações entre os dois países. A península da Coreia foi colônia japonesa desde 1910 até 1945. • O governo de Israel vai reativar e ampliar planos para a construção de habitações para colonos judeus numa área da Cisjordânia conhecida como E1, afirmou a organização não-governamental (ONG) Peace Now. Segundo a ONG, o Ministério da Habitação prevê a construção de 55.548 casas na Cisjordânia, das quais mais de 8.300 na E1. Bola dentro As vendas de Natal deram um alento ao comércio na maioria das capitais brasileiras. Bola fora O número crescente de mortos pelos tornados no sul dos EUA neste fim de ano.