Weverton está na UTI após transplante

Por Marisa Arruda Barbosa

weverton

Depois de dois meses de espera no Jackson Memorial Hospital, o jovem pernambucano Weverton Fagne Gomes, de 18 anos, finalmente foi submetido a um transplante de intestino, no dia 10 de fevereiro, aos cuidados da equipe do médico brasileiro, Dr. Rodrigo Vianna.

De acordo com a página do Facebook, Força Weverton, a cirurgia durou oito horas e foi bem sucedida. O jovem amanheceu bem e deve ficar na UTI por um tempo conforme de costume nesses casos.

Weverton finalmente embarcou para Miami em um voo fretado pago pelo governo brasileiro depois de uma espera de quatro meses para a aprovação do Ministério da Saúde, que concordou em pagar os custos da cirurgia nos Estados Unidos. Ele está vivendo na cidade acompanhado dos pais.

No dia 16 de julho de 2015, Weverton foi operado de apendicite mas, dias depois, os médicos descobriram uma trombose no intestino do jovem. Segundo sua família, não ficou comprovado se seu problema foi um erro médico. Por causa disso, 90% do órgão precisou ser retirado. Para custear a cirurgia, a família do adolescente, de Vitória de Santo Antão, precisaria arrecadar cerca de R$ 4 milhões até que recorreu à Justiça. O Ministério da Saúde concordou em pagar pela cirurgia. Em paralelo, uma campanha feita na internet, entre amigos e familiares, conseguiu arrecadar R$500 mil.